LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Autores

Palavras-chave:

Lazer, Formação Cultural, Docência

Resumo

O estudo mapeia as práticas culturais mais recorrentes dos professores universitários do campo do lazer e retrata se os mesmos produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas com 11 professores que lecionam no Pará e Amapá. Identificamos uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais. Fora do espaço residencial, as atividades mais recorrentes são aquelas ligadas ao eixo lazer e meio ambiente. Todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais. Diante disso, nos parece fundamental a edificação de processos formativos no lazer que o situem como um campo cultural, capaz de dialogar com a diversidade de saberes, de identidades culturais, de realidades e de experiências de vida.

Biografia do Autor

  • Gustavo Maneschy Montenegro, Universidade Federal do Amapá

    Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais

  • Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ. (2022). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(2), 79-92. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/36907