TURISMO EM SÍTIOS HISTÓRICOS URBANOS: AUTOIMAGEM E GESTÃO A PARTIR DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL

Autores

  • Mario Jorge Pires Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Alexandre Leonarde Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6074-4173

Palavras-chave:

Turismo, turismo cultural, gestão patrimônio histórico

Resumo

Este artigo trata da autoimagem que as cidades históricas brasileiras possuem a respeito da conservação de seu rico patrimônio. Trata, também, em contrapartida, das ações de gestão tomadas para a sua utilização em turismo cultural. Parte-se da ideia de que a consciência dessas cidades, observada através das respostas ao questionário respondido pelos administradores públicos, quanto à importância de seus bens históricos, é existente em quase a sua totalidade, porém, a política voltada para o aproveitamento turístico é diminuta, havendo poucas ações efetivas no sentido de aparelhar a cidade para receber visitantes, ficando quase sempre restritas a iniciativas que não fogem do padrão convencional que caracteriza uma cidade não histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Jorge Pires, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Livre Docente no curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Alexandre Leonarde, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Professor colaborador no curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-doutor em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL-EACH-USP).

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Pires, M. J., & Leonarde, A. (2017). TURISMO EM SÍTIOS HISTÓRICOS URBANOS: AUTOIMAGEM E GESTÃO A PARTIR DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(1), p.97–125. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/483