RAZÕES QUE LEVAM AS PESSOAS A VIAJAREM PARA PARTICIPAR DE EVENTOS DE eSPORTS:

A GAMESCOM LATAM 2024

Autores

Palavras-chave:

ESports, Turismo de eventos, Gamescom Latam 2024, Lazer

Resumo

O presente trabalho estuda as razões que levam as pessoas a viajarem para participar de eventos de eSports no Brasil, com destaque para a Gamescom Latam 2024. O estudo tem como objetivo principal investigar os fatores que impulsionam essas viagens e verificar se os participantes aproveitam para realizar atividades turísticas no local do evento e outras práticas de lazer além dos jogos. A metodologia combina revisão bibliográfica, etnografia, entrevistas semiestruturadas e análise iconográfica das imagens do evento. Os resultados indicam que a experiência presencial, o ambiente imersivo e as interações culturais são aspectos centrais na decisão de participar do evento. Apesar disso, desafios como filas extensas e uma integração limitada com o turismo local foram identificados. Conclui-se que eventos de eSports possuem grande potencial para fomentar o turismo, o lazer e promover destinos, desde que haja planejamento estratégico para melhorar a experiência do público e fortalecer a conexão com a cidade-sede.

Biografia do Autor

  • Eduarda Alves Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Turismo Pela UFMG

  • César Teixeira Castilho, UFMG

    - Professor da EEFFTO-UFMG;
    - ⁠Pós-Doutor pela UFPR e UFMG;
    - Doutor pela Université de Paris-Sud (Paris 11);
    - ⁠Líder do Grupo de Pesquisas LaPIS/CNPq;
    - ⁠Email: castcesarster@gmail.com

  • Joyce Kimarce do Carmo Pereira, UFMG

    ós-doutoranda em Estudos Interdisciplinares do Lazer - UFMG
    Doutora em Estudos Interdisciplinares do Lazer - UFMG
    Mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer - UFMG
    Especialista em Gestão de Políticas Públicas - UNICAMP
    Bacharel em Turismo - UFMG
    Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/8193395139912177 

  • João Lucas de Almeida Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciatura em História pela faculdade Estácio de Sá. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tecnólogo em Gestão em Eventos pela universidade Uni-BH. Pesquisador dos grupos de pesquisa: LUCE – Ludicidade, Cultura e Educação e do Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer – Oricolé/UFMG.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

RAZÕES QUE LEVAM AS PESSOAS A VIAJAREM PARA PARTICIPAR DE EVENTOS DE eSPORTS:: A GAMESCOM LATAM 2024. (2025). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 12, 1-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/58516