A DANÇA COMO FORMA DE LAZER NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Luiz Clebson de Oliveira Silvano Escola Estadual Álvaro Maia
  • Adriana Lúcia Leal da Silva Escola Estadual Álvaro Maia

Palavras-chave:

Bem-estar, Benefícios, Sedentarismo, Saúde.

Resumo

Considerando que no contexto da sociedade atual, as pessoas têm cada vez menos tempo para o lazer, se alimentar corretamente e se relacionar, a dança além de uma prática saudável, se tornam um excelente meio de aliviar as tensões do dia a dia. A dança como lazer pode proporcionar aos seus participantes, o pleno desenvolvimento físico, social, afetivo, motores e cognitivos, além de estimular a criatividade, a autonomia, podendo alcançar, como produto final, inúmeros objetivos. Dessa forma, este trabalho objetivou despertar a mudança de comportamento através da prática de atividades físicas de lazer, entre elas a dança, incentivando e motivando professores de uma escola da rede pública do município de Humaitá, Estado Amazonas, a adotarem hábitos e estilos de vida saudáveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizando as técnicas de obtenção de dados a observação participante e questionário. Alguns professores no decorrer da pesquisa mostraram que conseguiram melhorias quantos aos aspectos físicos, sociais e cognitivos, outros perceberam que por meio da dança a sua vida mudou, o projeto a que participaram proporcionou o conhecimento da importância da dança e outras atividades físicas, a superação de obstáculos e mudanças de hábitos saudáveis. O resultado da pesquisa demonstrou que a dança como possibilidade de lazer contribuiu de forma positiva para a compreensão da adoção de estilos de vida saudáveis.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

Silvano, L. C. de O., & da Silva, A. L. L. (2016). A DANÇA COMO FORMA DE LAZER NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(1), p.80–88. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/470