Relato de experiência de um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista
o quadro europeu comum de referência para as línguas como ferramenta
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem da língua materna, QECR, gêneros documentário e entrevistaResumo
Neste texto, apresenta-se uma experiência docente realizada com uma turma de 7º ano de uma escola pública de Castanhal – PA, na qual o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) serviu de referencial para o ensino da produção de textos em língua materna (LM). A partir da análise do QECR e do conhecimento que se tinha do público alvo, elaborou-se um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista e tomou-se como objeto de estudo as aulas de LM ministradas no âmbito desse projeto, o material didático nelas utilizado e as produções da turma em questão.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português - encontro & interação. 6a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BORTONE, Márcia Elizabeth; MARTINS, Cátia Regina Braga. A construção da leitura e da escrita: do 6º ao 9º ano do ensino fundamental., São Paulo: Parábola Editorial 2008.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Porto Portugal: Edições Asa, 2001.
SILVEIRA, Jordana Tavares. Práticas de ensino e produção de textos escritos na 8ª série do Ensino Fundamental: O Quadro Europeu Comum de Referência como ferramenta. 2009. 2009. 146f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Belém: Universidade Federal do Pará, 2009.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: Uma abordagem pragmática. Campinas: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


