Relato de experiência de um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista

o quadro europeu comum de referência para as línguas como ferramenta

Autores/as

  • Jordana Tavares Silveira Lisboa UEPA ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

ensino-aprendizagem da língua materna, QECR, gêneros documentário e entrevista

Resumen

Neste texto, apresenta-se uma experiência docente realizada com uma turma de 7º ano de uma escola pública de Castanhal – PA, na qual o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) serviu de referencial para o ensino da produção de textos em língua materna (LM). A partir da análise do QECR e do conhecimento que se tinha do público alvo, elaborou-se um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista e tomou-se como objeto de estudo as aulas de LM ministradas no âmbito desse projeto, o material didático nelas utilizado e as produções da turma em questão.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANTUNES, Irandé. Aula de português - encontro & interação. 6a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BORTONE, Márcia Elizabeth; MARTINS, Cátia Regina Braga. A construção da leitura e da escrita: do 6º ao 9º ano do ensino fundamental., São Paulo: Parábola Editorial 2008.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Porto Portugal: Edições Asa, 2001.

SILVEIRA, Jordana Tavares. Práticas de ensino e produção de textos escritos na 8ª série do Ensino Fundamental: O Quadro Europeu Comum de Referência como ferramenta. 2009. 2009. 146f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Belém: Universidade Federal do Pará, 2009.

SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: Uma abordagem pragmática. Campinas: Papirus, 1995.

Publicado

25-11-2015