A língua portuguesa entre as línguas de Timor-Leste

um estudo de caso numa escola secundária timorense

Autori

Parole chiave:

língua portuguesa, língua segunda, Timor-Leste, diversidade linguística

Abstract

O cenário linguístico timorense é complexo: uma sociedade multilingue e de tradição oral, duas línguas oficiais, um grande número de línguas autóctones ágrafas, um sistema de ensino pobre, fraca formação dos professores, indecisões e contradições na política educativa ao longo do tempo. Na escola, a língua portuguesa, oficialmente uma das línguas do ensino, não é dominada por todos, competindo frequentemente com o tétum, o indonésio e línguas locais. Fora das salas de aula, quase desaparece. O presente estudo de caso apresenta os resultados de um inquérito ao domínio de línguas, às perceções e aos hábitos culturais de alunos de uma escola pública timorense, em Díli. Analisa os resultados numa perspetiva dominantemente qualitativa e discute-os, considerando inflexões das práticas culturais no ensino formal. Confirma o cenário multilingue timorense, mas permite questionar uma correlação linear entre área geográfica e língua local, pelo menos para o contexto da capital.

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Biografie autore

  • Rui Ramos, Universidade do Minho (UMinho)

    Doutor em Linguística, professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal)

  • José do Carmo, Universidade da Paz (UNPAZ)

    Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa, professor da Universidade da Paz, Timor-Leste

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Pubblicato

2020-10-20