O Programa Paraná fala Inglês na Formação de Professores
Palabras clave:
internacionalização, políticas linguísticas, O Paraná fala inglês, formação de professoresResumen
Na interface entre internacionalização e políticas linguísticas (ALTBACH; KNIGHT, 2007), o programa O Paraná fala Idiomas (inglês) surge como uma estratégia de internacionalização de universidades do estado do Paraná. Nesse viés, este estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou descrever e explicar de que forma, se alguma, o referido programa pode contribuir para o processo de formação continuada de professores. Além disso, o estudo buscou discutir futuras ações, mediadas pelo Programa, com vistas ao fomento da formação de professores. Por meio de sessões de discussões teórico-metodológicas e entrevistas semiestruturadas, o estudo envolveu três professores de inglês e um coordenador pedagógico. Os resultados apontam que a formação continuada de professores no Programa é caracterizada por desafios com questões didático-pedagógicas e administrativas e por benefícios (ganhos) em termos pragmáticos, cognitivos e de empoderamento.
Descargas
Referencias
ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, [S.l.], v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303542.
ALTBACH, P.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. Trends in Global Higher Education, Tracking an Academic Revolution. Paris: UNESCO, 2009. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004406155.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Code of Ethics. 2011. Available at: http://c.ymcdn.com/sites/www.weraonline.org/resource/resmgr/a_general/ aera.pdf. Accessed on: Feb. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
BERA. Ethical Guidelines for Educational Research. 2018. Available at: http://www.bera.ac.uk/ Accessed on: Feb. 2020.
BIRELLO, M. Teacher Cognition and Language Teacher Education: beliefs and practice. A conversation with Simon Borg. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Barcelona, v. 5, n. 2, p. 88-94, 2012. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.464.
BLOMMAERT, J. Sociolinguistics & English Language Studies. Working Papers in Urban Language & Literacies, London, paper 85, p. 2-17, 2012.
BORG, S. Teacher Cognition in Language Teaching: A Review of Research on What Language Teacher Think, Know, Believe and Do. Language Teaching. Cambridge, v. 36, p. 81-109, 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444803001903.
BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated Cognition and the Culture of Learning. Educational Researcher, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 32-42, 1989. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X018001032.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Case studies. In: COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. (ed.). Research Methods in Education. London; New York: Routledge, 2000. p. 105-133.
CAMERON, D. et al. Researching Language: Issues of Power and Method. London; New York: Routledge, 1992.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (BRASIL). Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Brasília, 2012. Available at: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html. Accessed on: Feb. 2020.
CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros textuais/discursivos: ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
D’ALMAS, J. Da passividade à agência: desenvolvimento de professoras como resultado de empoderamento. 2016. 307f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
DELGADO-MÁRQUEZ, B. L.; HURTADO-TORRES, N. E.; BONDAR, Y. Internationalization of Higher Education: Theoretical and Empirical Investigation of Its Influence on University Institution Rankings. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), [S.l.], v. 8, n. 2, p. 265-284, 2011. DOI: https://doi.org/10.7238/rusc.v8i2.1069.
EL KADRI, A.; DI RAIMO, V. Globalization and the Teaching of Foreign Languages: The Case of Paraná Speaks English Program. In: GIMENEZ, T. et al. (ed.). Language Issues in a Global World: Insights from Brazil. Londrina: Edição do Autor, 2017. p. 64-73.
EL KADRI, M. S; GIMENEZ, T; EL KADRI, A. Representações sobre o programa “Paraná Fala Idiomas – Inglês” sob as lentes do Ciclo de Política e da Análise do Discurso Crítica. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 421-441, set-dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31449.
FRANCESCON, P. K.; SENEFONTE, F. H. R.; BARONAS, J. E. A. Variação linguística no ensino de língua inglesa. Revista Entrelinhas, São Leopoldo, v. 7, n. 2, p. 209-221, 2013.
GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Língua Franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
GIRÓN-GARCÍA, C. Literacy and Technologies in EFL Settings: Fostering Reading Comprehension on the Internet. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Barcelona, v. 8, n. 2, p. 69-100, May-Jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.616.
GUBA, E. C. The Paradigm Dialog. North Carolina: Appalachian State University, 1990.
HORNBERGER, N. Frameworks and Models in Language Policy and Planning. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Oxford: Blackwell Publishing, 2006. p. 10-28.
JENKINS, J. Repositioning English and Multilingualism in ELF. Englishes in Practice, Southampton, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015. DOI: https://doi.org/10.1515/eip-2015-0003.
LORTIE, D. The Limits of Socialization. In: D. LORTIE. (ed). Schoolteacher: A Sociological Study. Chicago: The University of Chicago Press, 1975. p. 185-210.
MARSON, M. Z. Ensino de inglês e a internacionalização do ensino superior: percepções sobre o Programa “Paraná Fala Inglês” na UEL. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
MARSON, I. C. V.; BORGES, E. F. V. “Paraná Fala Inglês” na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional. Extensio-UFSC-Revista
Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 12, n. 20, p. 73-89, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p73.
MENDES, F. Z. A Internacionalização do Ensino Superior: uma análise da estrutura e processos organizacionais da Assessoria de Relações Internacionais em uma universidade. 2012. 80f. Monografia. (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Quaraí, 2012.
MIRANDA, F. C. Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
PARANÁ. Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Termo de Cooperação entre a SETI – Fundo Paraná / Unidade Gestora do Fundo Paraná – UGF e a UEL. TCN. 024/14. Curitiba: SETI/UGF, 2014.
REIS, S. Paradigmatic and Syntagmatic Analysis in Qualitative Research with Data of Human Language. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, p. 147-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p147.
REIS, S; VAN VEEN, K.; GIMENEZ, T. (org.). Identidades de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2011.
RICHARDS, J. C.; REPPEN, R. Towards a Pedagogy of Grammar Instruction. RELC Journal, London, v. 45, n. 1, p. 5-25, 2014.
RIOS, E. S.; SENEFONTE, F. H. R. O Paraná Fala Inglês na Universidade Estadual do Norte do Paraná: um estudo documental. In: RIOS, E. S.; NOVELLI, J.; CALVO, L. C. S. (org.). Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de estado. São Paulo: Pontes, 2021. v. 1, p. 77-98.
RODRIGUES, D. S. O tratamento da variação linguística nos livros de didáticos de língua inglesa. 2005. 83f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.
SANCHES, G. J. O programa Paraná Fala Inglês: uma autoetnografia sobre concepção de língua e uso de material didático em sala de aula. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SENEFONTE, F. H. R. Informal English: Learning, Teaching and Teacher Education. 2018. 601f. Thesis (Doctoral Degree in Language Studies) – State University of Londrina, Londrina, 2018.
SENEFONTE, F. H. R. Research on the Paraná Speaks English Program: a bibliographic analysis. Claraboia, Jacarezinho-PR, v. 12, p. 89-98, jul-dez, 2019.
SENEFONTE, F. H. R.; TALAVERA, M. N. G. O WhatsApp como ferramenta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n.1, p. 241-264, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241.
SETI. O Paraná Fala Inglês: site oficial. 2020. Availabe at: http://www.seti.pr.gov.br/ugf/programas/paranafalaidiomas/apresentacao. Accessed on Feb. 2020.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 2. ed. Thousands Oaks: Sage Publications, 1998.
VIDICH, A. J.; LYMAN, S. M. Métodos qualitativos: sua história na sociologia e na antropologia. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 49-90.
ZHANG, G. Learning Critical Literacy in ESL Classrooms. Creative Education, Spain, v. 6, p. 1316-1321, 2015. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2015.612131.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fábio Henrique Rosa Senefonte

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


