O Programa Paraná fala Inglês na Formação de Professores

Autores

Palavras-chave:

internacionalização, políticas linguísticas, O Paraná fala inglês, formação de professores

Resumo

Na interface entre internacionalização e políticas linguísticas (ALTBACH; KNIGHT, 2007), o programa O Paraná fala Idiomas (inglês) surge como uma estratégia de internacionalização de universidades do estado do Paraná. Nesse viés, este estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou descrever e explicar de que forma, se alguma, o referido programa pode contribuir para o processo de formação continuada de professores. Além disso, o estudo buscou discutir futuras ações, mediadas pelo Programa, com vistas ao fomento da formação de professores. Por meio de sessões de discussões teórico-metodológicas e entrevistas semiestruturadas, o estudo envolveu três professores de inglês e um coordenador pedagógico. Os resultados apontam que a formação continuada de professores no Programa é caracterizada por desafios com questões didático-pedagógicas e administrativas e por benefícios (ganhos) em termos pragmáticos, cognitivos e de empoderamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, [S.l.], v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303542.

ALTBACH, P.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. Trends in Global Higher Education, Tracking an Academic Revolution. Paris: UNESCO, 2009. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004406155.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Code of Ethics. 2011. Available at: http://c.ymcdn.com/sites/www.weraonline.org/resource/resmgr/a_general/ aera.pdf. Accessed on: Feb. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BERA. Ethical Guidelines for Educational Research. 2018. Available at: http://www.bera.ac.uk/ Accessed on: Feb. 2020.

BIRELLO, M. Teacher Cognition and Language Teacher Education: beliefs and practice. A conversation with Simon Borg. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Barcelona, v. 5, n. 2, p. 88-94, 2012. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.464.

BLOMMAERT, J. Sociolinguistics & English Language Studies. Working Papers in Urban Language & Literacies, London, paper 85, p. 2-17, 2012.

BORG, S. Teacher Cognition in Language Teaching: A Review of Research on What Language Teacher Think, Know, Believe and Do. Language Teaching. Cambridge, v. 36, p. 81-109, 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444803001903.

BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated Cognition and the Culture of Learning. Educational Researcher, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 32-42, 1989. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X018001032.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Case studies. In: COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. (ed.). Research Methods in Education. London; New York: Routledge, 2000. p. 105-133.

CAMERON, D. et al. Researching Language: Issues of Power and Method. London; New York: Routledge, 1992.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (BRASIL). Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Brasília, 2012. Available at: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html. Accessed on: Feb. 2020.

CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros textuais/discursivos: ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

D’ALMAS, J. Da passividade à agência: desenvolvimento de professoras como resultado de empoderamento. 2016. 307f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

DELGADO-MÁRQUEZ, B. L.; HURTADO-TORRES, N. E.; BONDAR, Y. Internationalization of Higher Education: Theoretical and Empirical Investigation of Its Influence on University Institution Rankings. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), [S.l.], v. 8, n. 2, p. 265-284, 2011. DOI: https://doi.org/10.7238/rusc.v8i2.1069.

EL KADRI, A.; DI RAIMO, V. Globalization and the Teaching of Foreign Languages: The Case of Paraná Speaks English Program. In: GIMENEZ, T. et al. (ed.). Language Issues in a Global World: Insights from Brazil. Londrina: Edição do Autor, 2017. p. 64-73.

EL KADRI, M. S; GIMENEZ, T; EL KADRI, A. Representações sobre o programa “Paraná Fala Idiomas – Inglês” sob as lentes do Ciclo de Política e da Análise do Discurso Crítica. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 421-441, set-dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31449.

FRANCESCON, P. K.; SENEFONTE, F. H. R.; BARONAS, J. E. A. Variação linguística no ensino de língua inglesa. Revista Entrelinhas, São Leopoldo, v. 7, n. 2, p. 209-221, 2013.

GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Língua Franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

GIRÓN-GARCÍA, C. Literacy and Technologies in EFL Settings: Fostering Reading Comprehension on the Internet. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Barcelona, v. 8, n. 2, p. 69-100, May-Jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.616.

GUBA, E. C. The Paradigm Dialog. North Carolina: Appalachian State University, 1990.

HORNBERGER, N. Frameworks and Models in Language Policy and Planning. In: RICENTO, T. (ed.). An Introduction to Language Policy: Theory and Method. Oxford: Blackwell Publishing, 2006. p. 10-28.

JENKINS, J. Repositioning English and Multilingualism in ELF. Englishes in Practice, Southampton, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015. DOI: https://doi.org/10.1515/eip-2015-0003.

LORTIE, D. The Limits of Socialization. In: D. LORTIE. (ed). Schoolteacher: A Sociological Study. Chicago: The University of Chicago Press, 1975. p. 185-210.

MARSON, M. Z. Ensino de inglês e a internacionalização do ensino superior: percepções sobre o Programa “Paraná Fala Inglês” na UEL. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

MARSON, I. C. V.; BORGES, E. F. V. “Paraná Fala Inglês” na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional. Extensio-UFSC-Revista

Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 12, n. 20, p. 73-89, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p73.

MENDES, F. Z. A Internacionalização do Ensino Superior: uma análise da estrutura e processos organizacionais da Assessoria de Relações Internacionais em uma universidade. 2012. 80f. Monografia. (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Quaraí, 2012.

MIRANDA, F. C. Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

PARANÁ. Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Termo de Cooperação entre a SETI – Fundo Paraná / Unidade Gestora do Fundo Paraná – UGF e a UEL. TCN. 024/14. Curitiba: SETI/UGF, 2014.

REIS, S. Paradigmatic and Syntagmatic Analysis in Qualitative Research with Data of Human Language. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, p. 147-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p147.

REIS, S; VAN VEEN, K.; GIMENEZ, T. (org.). Identidades de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2011.

RICHARDS, J. C.; REPPEN, R. Towards a Pedagogy of Grammar Instruction. RELC Journal, London, v. 45, n. 1, p. 5-25, 2014.

RIOS, E. S.; SENEFONTE, F. H. R. O Paraná Fala Inglês na Universidade Estadual do Norte do Paraná: um estudo documental. In: RIOS, E. S.; NOVELLI, J.; CALVO, L. C. S. (org.). Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de estado. São Paulo: Pontes, 2021. v. 1, p. 77-98.

RODRIGUES, D. S. O tratamento da variação linguística nos livros de didáticos de língua inglesa. 2005. 83f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.

SANCHES, G. J. O programa Paraná Fala Inglês: uma autoetnografia sobre concepção de língua e uso de material didático em sala de aula. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

SENEFONTE, F. H. R. Informal English: Learning, Teaching and Teacher Education. 2018. 601f. Thesis (Doctoral Degree in Language Studies) – State University of Londrina, Londrina, 2018.

SENEFONTE, F. H. R. Research on the Paraná Speaks English Program: a bibliographic analysis. Claraboia, Jacarezinho-PR, v. 12, p. 89-98, jul-dez, 2019.

SENEFONTE, F. H. R.; TALAVERA, M. N. G. O WhatsApp como ferramenta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n.1, p. 241-264, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p241.

SETI. O Paraná Fala Inglês: site oficial. 2020. Availabe at: http://www.seti.pr.gov.br/ugf/programas/paranafalaidiomas/apresentacao. Accessed on Feb. 2020.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 2. ed. Thousands Oaks: Sage Publications, 1998.

VIDICH, A. J.; LYMAN, S. M. Métodos qualitativos: sua história na sociologia e na antropologia. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.). Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 49-90.

ZHANG, G. Learning Critical Literacy in ESL Classrooms. Creative Education, Spain, v. 6, p. 1316-1321, 2015. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2015.612131.

Downloads

Publicado

21-09-2021