Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos

Autores/as

  • Rafael Vetromille-Castro UFRGS ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

formação de professores de línguas, sistemas complexos, ambientes virtuais de aprendizagem, entropia sócio-interativa

Resumen

A inserção de tecnologias digitais na Educação – neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas – tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica – na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes – optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALTEKAR, E. V. Arrow of Time: Towards a New Epistemology of Science. Disponível em: <http://www.bu.edu/wcp/Papers/TKno/TKnoAlte.htm> Acesso em: jan. 2007.

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973. 351 p.

ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

JOHNSON, Steven. Emergência. 1. ed. Jorge Zahar, 2003.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, issue 2, June 1997. p. 141-165.

______. Second language acquisition and Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 20. Cambridge University Press, 2000, p. 165-181.

LAYZER, David. Cosmogenesis. Oxford University Press, 1990.

LEWIN, Roger. Complexidade: a vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 245 p.

LEWIN, Roger. Complexity: life at the edge of chaos. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.

MARTINS, Ademir da Rosa. EccoLogos: editor web para criação coletiva de documentos. Tese de doutorado, PPGIE, UFRGS, 2005.

MILLÁN, René; GORDON, Sara. Capital social: una lectura de tres perspectivas clásicas. Revista Mexicana de Sociología, Año 66, Núm. 4, Octubre-Diciembre, 2004. p. 717. Disponível em: <http://www.ejournal.unam.mx/rms/2004-4/RMS04404.pdf#search=%22Coleman%20capital%20social%22> Acesso em: sete. 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. 177 p.

______. Educar na era planetária. Editora Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.

PAIVA, Vera Lúcia M. O. Modelo fractal de aquisição de línguas. Disponível em: Acesso em: ago. 2004.

PARREIRAS, Vicente Aguimar. Percepções de aprendizes da primeira série do ensino médio sobre a integração da Internet à sala de aula de inglês: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

PARREIRAS, Vicente Aguimar. A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

PIAGET, Jean. Ensaio sobre a teoria dos valores qualitativos - Capitulo 2. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense,1973.

RUELLE, David. Acaso e caos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas. 2007. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Publicado

14-02-2012