Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos
Mots-clés :
formação de professores de línguas, sistemas complexos, ambientes virtuais de aprendizagem, entropia sócio-interativaRésumé
A inserção de tecnologias digitais na Educação – neste texto, em especial no âmbito da formação de professores de línguas – tem gerado reflexão em pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teorias que compõem a "Lingüística Aplicada dominante" (LARSEN-FREEMAN, 2000) se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais que fundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê conta dos movimentos complexos típicos da experiência pedagógica – na qual incluem-se, indissociavelmente, docentes e discentes – optamos pelo suporte no Pensamento Complexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência (JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) e relatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviço e pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permite identificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência de comportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob uma perspectiva sócio-construtivista.
Téléchargements
Références
ALTEKAR, E. V. Arrow of Time: Towards a New Epistemology of Science. Disponível em: <http://www.bu.edu/wcp/Papers/TKno/TKnoAlte.htm> Acesso em: jan. 2007.
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973. 351 p.
ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
JOHNSON, Steven. Emergência. 1. ed. Jorge Zahar, 2003.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, issue 2, June 1997. p. 141-165.
______. Second language acquisition and Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 20. Cambridge University Press, 2000, p. 165-181.
LAYZER, David. Cosmogenesis. Oxford University Press, 1990.
LEWIN, Roger. Complexidade: a vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 245 p.
LEWIN, Roger. Complexity: life at the edge of chaos. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.
MARTINS, Ademir da Rosa. EccoLogos: editor web para criação coletiva de documentos. Tese de doutorado, PPGIE, UFRGS, 2005.
MILLÁN, René; GORDON, Sara. Capital social: una lectura de tres perspectivas clásicas. Revista Mexicana de Sociología, Año 66, Núm. 4, Octubre-Diciembre, 2004. p. 717. Disponível em: <http://www.ejournal.unam.mx/rms/2004-4/RMS04404.pdf#search=%22Coleman%20capital%20social%22> Acesso em: sete. 2006.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. 177 p.
______. Educar na era planetária. Editora Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2003.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.
PAIVA, Vera Lúcia M. O. Modelo fractal de aquisição de línguas. Disponível em: Acesso em: ago. 2004.
PARREIRAS, Vicente Aguimar. Percepções de aprendizes da primeira série do ensino médio sobre a integração da Internet à sala de aula de inglês: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
PARREIRAS, Vicente Aguimar. A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
PIAGET, Jean. Ensaio sobre a teoria dos valores qualitativos - Capitulo 2. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense,1973.
RUELLE, David. Acaso e caos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas. 2007. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


