A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual
Mots-clés :
multimodalidade, literatura infantil, imagem, gramática do design visual, PaicRésumé
Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.
ARAÚJO, S. S. A formação de leitores iniciais e o letramento literário em uma turma do 2° ano do ensino fundamental I atendida pelo Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC). 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Terceira versão. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc Acessado em: 21 maio 2018.
CAVALCANTE, N.; OLIVEIRA, E. Brincando de inventar. Fortaleza: Seduc, 2015. (Coleção Paic Prosa Poesia).
CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará. Fortaleza: Seduc, 2012.
FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 11-31.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. Londres: Arnold, 1978.
KRESS, G.; Van LEEUWEEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
MAIA, J. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Literatura & Ensino).
OLIVEIRA, M. A. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Literatura & Ensino).
PAIVA, A. et al. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2008.
SILVA, V. M. T. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


