A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual

Autores

  • Lya Oliveira da Silva Souza Parente Universidade Estadual do Ceará Autor
  • Sammya Santos Araújo Universidade Estadual do Ceará Autor
  • Antonia Dilamar Araújo Universidade Estadual do Ceará Autor

Palavras-chave:

multimodalidade, literatura infantil, imagem, gramática do design visual, Paic

Resumo

Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.

 

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Publicado

05-05-2020