A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual
Palabras clave:
multimodalidade, literatura infantil, imagem, gramática do design visual, PaicResumen
Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados, contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade, de modo que este aprenda brincando.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.
ARAÚJO, S. S. A formação de leitores iniciais e o letramento literário em uma turma do 2° ano do ensino fundamental I atendida pelo Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC). 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Terceira versão. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc Acessado em: 21 maio 2018.
CAVALCANTE, N.; OLIVEIRA, E. Brincando de inventar. Fortaleza: Seduc, 2015. (Coleção Paic Prosa Poesia).
CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará. Fortaleza: Seduc, 2012.
FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 11-31.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. Londres: Arnold, 1978.
KRESS, G.; Van LEEUWEEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
MAIA, J. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Literatura & Ensino).
OLIVEIRA, M. A. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Literatura & Ensino).
PAIVA, A. et al. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2008.
SILVA, V. M. T. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


