Leitores-experts e o processo de construção de representações mentais
analisando o texto, as ideias centrais e unidades menores de ideias
Palabras clave:
compreensão em leitura, processos do discurso, representações mentais, habilidade de síntese, unidade menor de ideiaResumen
Considerando os pilares da construção da (compreensão em) leitura – leitor, texto, atividade e contexto – e os processos do discurso na e para a aprendizagem, busca-se tecer reflexões relacionadas ao texto e à (compreensão em) leitura, tais como: propósitos, procedimentos e problemas. Como fundamento, são utilizadas abordagens de trabalho com as informações do texto propostas por Meyer e colegas, Van Dijk e W. Kintsch e colegas. Dois estudos são apresentados, observando-se unidades menores de ideia – UMIs – como elementos básicos à construção das ideias centrais e do nível mais alto de representação. Os resultados apontam para a percepção de UMIs mais importantes numa síntese por leitores-experts, mas esperava-se maior coincidência na seleção. Paralelamente, vê-se a possibilidade do uso de UMIs como andaimes para aprendizagem de leitores em formação.
Descargas
Referencias
AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de alfabetismo funcional (Inaf). São Paulo: Ao Educativa, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2UDRhcV. Acesso em: 4 mai. 2020.
ALEXANDER, P. A.; JETTON, T. L. Learning from text: a multidimensional and developmental perspective. In: KAMIL, M. L.; MOSENTHAL P. B.; PEARSON, P. D.; BARR, R. (Ed.). Handbook of reading research. Abingdon: Routledge, 2000. v. 3, p. 285-310.
ALUÍSIO, S. M.; CUNHA, A.; SCARTON, C. Evaluating progression of a Alzheimer’s disease by regression and classification methods in a narrative language test in portuguese. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE COMPUTATIONAL PROCESSING OF PORTUGUESE, 12, 2016, Tomar. Anais […]. Tomar: Propor, 2016. p. 109-114.
BRITTON, B. K.; BLACK, J. B. Understanding expository text. In: BRITTON, B. K.; BLACK, J. B. (Org.). Understanding expository text: from structure to process and world knowledge. Abingdon: Routledge, 1985. p. 1-9.
CIRILO, R. K.; FOSS, D. J. Text structure and reading time for sentences. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, Amsterdam, v. 19, n. 1, p. 96-109, 1980. Disponível em: https://bit.ly/3dfi0mu. Acesso em: 25 jun. 2021.
CROSSLEY, S. A.; ALLEN, L. K.; KYLE, K.; McNAMARA, D. Analyzing discourse processing using a simple natural language processing tool. Discourse Processes, London, v. 51, n. 5-6, p. 511-534, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3vWiJ2C. Acesso em: 25 jun. 2021.
CROSSLEY, S. A.; KYLE, K.; McNAMARA, D. S. To aggregate or not? Linguistic features in automatic essay scoring and feedback systems. The Journal of Writing Assessment, v. 8, n. 1, 2015.
CROSSLEY, S. A.; SKALICKY S.; DASCALU, M.; McNAMARA, D.; KYLE, K. Predicting text comprehension, processing, and familiarity in adult readers: new approaches to readability formulas. Discourse Processes, London, v. 54, n. 5-6, p. 340-359, 2017.
CUNHA, A.; SOUSA, L. B.; MANSUR, L.; ALUÍSIO, S. M. Automatic proposition extraction from dependency trees: helping early prediction of Alzheimer disease from narratives. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERBASED MEDICAL SYSTEMS, 28, 2015, Washington, DC. Anais […]. Washington, DC: IEEE Computer Society, 2015. p. 127-130.
EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. London/New York: Continnuum International Publishing Group, 2004.
FINGER-KRATOCHVIL, C. Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. 2010. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
FOX, E.; ALEXANDER, P. A. Text and comprehension: a retrospective, perspective, and prospective. In: ISRAEL, S. E. (Org.). Handbook of research on reading comprehension, 2. ed. New York: The Guilford Press, 2017. p. 335-352.
GOLDMAN, S. R.; RAKESTRAW, J. A. Structural aspects of constructing meaning from text. In: KAMIL, M. L.; MOSENTHAL, P. B.; PEARSON, P. D.; BARR, R. (Ed.). Handbook of reading research. Abingdon: Routledge, 2000. p. 311-335.
GOLDMAN, S. R.; SCARDAMALIA, M. Managing, understanding, applying, and creating knowledge in the information age: next-generation challenges and opportunities. Cognition and Instruction, London, v. 31, n. 2, p. 255-269, 2013.
GOODMAN, K. S. Reading: a psycholinguistic guessing game. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. B. (Ed.). Theoretical models and processes of reading. Newark: IRA, 1976. p. 497-508.
GOUGH, P. B. One second of reading. In: KAVANAGH, J. F.; MATTINGLY, I. G. (Ed.). Language by ear and by eye: the relationships between speech and reading. Cambridge: Mit Press, 1972.
GRAESSER, A. C.; GERNSBACHER, M. A.; GOLDMAN, S. Afterword. World-wide changes in discourse and the changing field of discourses processes. In: SCHOBER, M. F.; RAPP, D. N.; BRITT, M. A. (Ed.). The Routledge handbook of discourse processes. Abingdon: Routledge, 2018. p. 390-396.
HAVILAND, S. E.; CLARK, H. H. What’s new? Acquiring new information as a process in comprehension. Journal of verbal learning and verbal behavior, Amsterdam, v. 13, n. 5, p. 512-521, 1974.
KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. New York: CUP, 1998.
KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological review, Washington, DC, v. 85, n. 5, p. 363-394, 1978.
LORCH, R. F.; LORCH, E. P.; MATTHEWS, P. D. Online processing of the topic structure of a text. Journal of memory and language, Amsterdam, v. 24, n. 3, p. 350-362, 1985.
MEYER, B. The organization of prose and its effects on memory. Vol. 1. Amsterdam; Oxford: North-Holland Publishing Company, 1975.
MEYER, B.; RICE, Elizabeth. The structure of the text. In: PEARSON, P. D. (Org.). Handbook of reading research. Longman, 1984. p. 319-352.
MEYER, B. Prose analysis: purposes, procedures, and problems. In: BRITTON, B. K.; BLACK, J. B. (Org.). Understanding expository text: from structure to process and world knowledge. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1985. Parte 1: p. 11-64; Parte 2: 269-304.
MEYER, B.; BRANDT, D. M.; BLUTH, G. J. Use of top-level structure in text: key for reading comprehension of ninth-grade students. Reading research quarterly, v. 16, n. 1, p. 72-103, 1980.
MEYER, B.; McCONKIE, G. W. What is recalled after hearing a passage? Journal of educational psychology, Washington, DC, v. 65, n. 1, p. 109-117, 1973.
MEYER, B.; RAY, M. N. Structure strategy interventions: increasing reading comprehension of expository text. International Electronic Journal of Elementary Education, Kütahya, v. 4, n. 1, p. 127-152, 2011.
MOJE, E. B.; STOCKDILL, D.; KIM, K.; KIM, H. J. The role of text in disciplinary learning. In: KAMIL, M. L.; PEARSON, P. D.; MOJE, E. B.; AFFLERBACH, P. (Ed.). Handbook of reading research, Abingdon: Routledge, 2011. v. 4, p. 453-486.
MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
PEARSON, P. D.; CERVETTI, G. N. Fifty years of reading comprehension theory and practice. In: PEARSON, P. D.; HIEBERT, E.H. (Ed.). Research-based practices for teaching common core literacy. New York: Teachers College Press, 2015. p. 1-24.
PEARSON, P. D.; CERVETTI, G. N. The roots of reading comprehension instruction. In: ISRAEL, S. E. (Ed.). Handbook on reading comprehension. New York: Guilford Publications, 2017. p. 12-56.
PERFETTI, C. A. Reading ability. Oxford: Oxford University Press, 1985.
PERFETTI, C. A.; BRITT, M. A.; GEORGI, M. C. Text-based learning and reasoning: studies in history. Abingdon: Routledge, 1995.
SCARTON, C. E.; ALUÍSIO, S. M. Análise da inteligibilidade de textos via ferramentas de processamento de língua natural: adaptando as métricas do CohMetrix para o português. Linguamática, v. 2, n. 1, p. 45-61, 2010.
SCHRAW, G.; WADE, S. E.; KARDASH, C. A. Interactive effects of text-based and task-based importance on learning from text. Journal of Educational Psychology, Washington DC, v. 85, n. 4, p. 652-661, 1993.
SILVA, J. S. V.; FERNANDES, F. C.; LARSEN, K. T. S.; SOUZA, R. C. C. L. Água de lastro: ameaça aos ecossistemas. Ciência Hoje, v. 32, n. 188, p. 38-43, 2002.
STANOVICH, K. E. Cognitive processes and the reading problems of learning disabled children: evaluating the assumption of specificity. In: TORGESEN, J.; WONG, B. (Ed.). Psychological and educational perspectives on learning disabilities. New York: Academic Press, 1986. p. 87-131.
VAN DEN BROEK, P.; HELDER, A. Cognitive processes in discourse comprehension: passive processes, reader-initiated processes, and evolving mental representations. Discourse Processes, London, v. 54, n. 5-6, p. 360-372, 2017.
VAN DIJK, T. A.; KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. London: Academic Press. 1983.
WADE, S. E.; MOJE, E. B. The role of text in classroom learning. In: KAMIL, M. L.; PEARSON, P. D.; MOJE, E. B.; AFFLERBACH, P. P. (Org.) Handbook of reading research, v. 3, Routledge, 2000. p. 609-627.
WADE-STEIN, D.; KINTSCH, E. Summary street: interactive computer support for writing. Cognition and instruction, London, v. 22, n. 3, p. 333-362, 2004.
YARDEN, A.; NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. Adapted primary literature. New York: Springer, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Claudia Finger-Kratochvil, Luciane Baretta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


