Oportunidades e desafios para uma abordagem translíngue no ensino de língua inglesa no Brasil
Palabras clave:
ensino de língua inglesa, orientação monolíngue, colonialidade do poder, translinguajar, produção de sentidosResumen
Neste artigo refletimos sobre as oportunidades e desafios para a implementação de uma abordagem translíngue em três contextos diferentes de ensino de língua inglesa no Brasil, a partir de três relatos autoetnográficos. O primeiro relato foi escrito por uma professora de inglês na educação infantil bilíngue; o segundo, por um aluno de graduação em Letras e professor de inglês trabalhando em uma escola de línguas; o terceiro, por um professor universitário em uma faculdade de Letras – Inglês. Apesar de suas diferenças em termos de público-alvo, recursos disponíveis para construção de sentidos e características ecológicas em geral, parece haver uma orientação monolíngue permeando os três contextos. Apesar dos desafios causados por essa orientação monolíngue, que reflete a colonialidade do poder (MIGNOLO, 2000) e o imperialismo linguístico (PHILLIPSON, 1993, 2009), os três autores acreditam na importância da criação de espaços translíngues (GARCÍA; WEI, 2014), onde alunos(as) podem negociar diferenças culturais e linguísticas. Essa crença se baseia no fato de que, em cada contexto, oportunidades para práticas translíngues podem ser encontradas e criadas.
Descargas
Referencias
ADAMS, T. E. Autoethnographic responsibilities. International Review of Qualitative Research, v. 10, n. 1, p. 62-66, spring 2017. Available at: https://doi.org/10.1525/irqr.2017.10.1.62. Accessed on: 23 Jan. 2023.
BRASIL. Ministry of Education. Common National Curriculum Base. Brasília, 2018. Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Accessed on: 23 Jan. 2023.
CANAGARAJAH, S. In search of a new paradigm for teaching English as an International Language. TESOL Journal, v. 5, n. 4, p. 767-785, December 2014. Available at: https://doi.org/10.1002/tesj.166. Accessed on: 23 Jan. 2023.
CANAGARAJAH, S. Resisting Linguistic Imperialism in English Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999. 224 p.
CANAGARAJAH, S. Translingual practice: Global Englishes and cosmopolitan relations. USA and Canada: Routledge, 2013. 224 p.
CAROSO, C. Autoetnografia e memória: o demônio e alteridade na vida acadêmica. Salvador: EDUFBA, 2019. 167 p. Available at: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30867. Accessed on: 23 Jan. 2023.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 454 p.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus. Translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 2003. 612 p.
ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: an overview. In: Historical Social Research, v. 36, n. 4, p. 273-290, 2010. Available at: https://doi.org/10.17169/fqs-12.1.1589. Accessed on: 23 Jan. 2023.
FLORES, N. The Unexamined Relationship between Neoliberalism and Plurilingualism: A Cautionary Tale. TESOL Quarterly, v. 47, n. 3, p. 500-520, September 2013. Available at: https://doi.org/10.1002/tesq.114. Accessed on: 23 Jan. 2023.
GARCÍA, O.; LIN, A. M.Y. Translanguaging in Bilingual Education. Springer International Publishing Switzerland, 2016. In: GARCÍA, O.; LIN, A. M. Y.; MAY, S. (Eds.). Bilingual and Multilingual Education. 3rd edition. Auckland: Springer, 2017, p. 117-130.
GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. 165 p.
HEATH, S.; STREET, B.; MILLS, M. On Ethnography: Approaches to language and literacy research. New York and London: Teachers College Press, 2008. 168 p.
HORNER, B.; LU, MIN-ZHAN; ROYSTER, J., I., J.; TRIMBUR, J. Language Difference in Writing: Toward a Translingual Approach. College English, v. 73, n. 3, p. 303-321, January 2011.
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000. 258 p.
KACHRU, B. B. Standards, codification, and sociolinguistic realism: The English language in the outer circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. G. (Eds.). English in the World: Teaching and Learning the language and the literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. 275 p.
KUBOTA, R. Teaching World English to Native Speakers of English in the USA. World Englishes, v. 20, n. 1, p. 47-64, March 2001. Available at: https://doi.org/10.1111/1467-971X.00195. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Multiliteracies and Transcultural Education. In: GARCÍA, O.; FLORES, N.; SPOTTI, M. (Eds.). The Oxford Handbook of Language and Society. Oxford: Oxford University Press, December 2016, p. 261-280. Available at: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190212896.013.20. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MIGNOLO, W. D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000. 408 p.
MOURA, M., L., S.; RIBAS, A., F., P. Imitation and early development: empirical evidence, explanations and theoretical implications. Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, n. 2, p. 207-215, 2002. Available at: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200002. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MUNARI, A. Jean Piaget. Translation and organization: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.
PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: A critical introduction. Mahwah and London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. 224 p.
PENNYCOOK, A. Global Englishes and Transcultural Flows. Oxford and New York: Routledge, 2007. 200 p.
PHILLIPSON, R. Linguistic Imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1993. 365 p.
PHILLIPSON, R. Linguistic Imperialism continued. New York and London: Routledge, 2009. 296 p.
RABBIDGE, M. Translanguaging in EFL contexts: A call for change. London and New York: Routledge, 2019. 204 p.
RAJAGOPALAN, K. The rigmarole of intelligibility in World English(es) - or, on making sense of it all or, if you like, making the very idea of intelligibility intelligible. Letras & Letras, v. 26, n. 2, p. 477-492, 2010.
TAGATA, W. M. Post-critique in contemporary ELT praxis. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n.2, p. 255-280, 2018. Available at: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812025. Accessed on: 23 Jan. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 William Mineo Tagata, Brenda Mourão Pricinoti, Guilherme Rodrigues Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


