Oportunidades e desafios para uma abordagem translíngue no ensino de língua inglesa no Brasil
Mots-clés :
ensino de língua inglesa, orientação monolíngue, colonialidade do poder, translinguajar, produção de sentidosRésumé
Neste artigo refletimos sobre as oportunidades e desafios para a implementação de uma abordagem translíngue em três contextos diferentes de ensino de língua inglesa no Brasil, a partir de três relatos autoetnográficos. O primeiro relato foi escrito por uma professora de inglês na educação infantil bilíngue; o segundo, por um aluno de graduação em Letras e professor de inglês trabalhando em uma escola de línguas; o terceiro, por um professor universitário em uma faculdade de Letras – Inglês. Apesar de suas diferenças em termos de público-alvo, recursos disponíveis para construção de sentidos e características ecológicas em geral, parece haver uma orientação monolíngue permeando os três contextos. Apesar dos desafios causados por essa orientação monolíngue, que reflete a colonialidade do poder (MIGNOLO, 2000) e o imperialismo linguístico (PHILLIPSON, 1993, 2009), os três autores acreditam na importância da criação de espaços translíngues (GARCÍA; WEI, 2014), onde alunos(as) podem negociar diferenças culturais e linguísticas. Essa crença se baseia no fato de que, em cada contexto, oportunidades para práticas translíngues podem ser encontradas e criadas.
Téléchargements
Références
ADAMS, T. E. Autoethnographic responsibilities. International Review of Qualitative Research, v. 10, n. 1, p. 62-66, spring 2017. Available at: https://doi.org/10.1525/irqr.2017.10.1.62. Accessed on: 23 Jan. 2023.
BRASIL. Ministry of Education. Common National Curriculum Base. Brasília, 2018. Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Accessed on: 23 Jan. 2023.
CANAGARAJAH, S. In search of a new paradigm for teaching English as an International Language. TESOL Journal, v. 5, n. 4, p. 767-785, December 2014. Available at: https://doi.org/10.1002/tesj.166. Accessed on: 23 Jan. 2023.
CANAGARAJAH, S. Resisting Linguistic Imperialism in English Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999. 224 p.
CANAGARAJAH, S. Translingual practice: Global Englishes and cosmopolitan relations. USA and Canada: Routledge, 2013. 224 p.
CAROSO, C. Autoetnografia e memória: o demônio e alteridade na vida acadêmica. Salvador: EDUFBA, 2019. 167 p. Available at: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30867. Accessed on: 23 Jan. 2023.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 454 p.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus. Translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 2003. 612 p.
ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: an overview. In: Historical Social Research, v. 36, n. 4, p. 273-290, 2010. Available at: https://doi.org/10.17169/fqs-12.1.1589. Accessed on: 23 Jan. 2023.
FLORES, N. The Unexamined Relationship between Neoliberalism and Plurilingualism: A Cautionary Tale. TESOL Quarterly, v. 47, n. 3, p. 500-520, September 2013. Available at: https://doi.org/10.1002/tesq.114. Accessed on: 23 Jan. 2023.
GARCÍA, O.; LIN, A. M.Y. Translanguaging in Bilingual Education. Springer International Publishing Switzerland, 2016. In: GARCÍA, O.; LIN, A. M. Y.; MAY, S. (Eds.). Bilingual and Multilingual Education. 3rd edition. Auckland: Springer, 2017, p. 117-130.
GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. 165 p.
HEATH, S.; STREET, B.; MILLS, M. On Ethnography: Approaches to language and literacy research. New York and London: Teachers College Press, 2008. 168 p.
HORNER, B.; LU, MIN-ZHAN; ROYSTER, J., I., J.; TRIMBUR, J. Language Difference in Writing: Toward a Translingual Approach. College English, v. 73, n. 3, p. 303-321, January 2011.
JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000. 258 p.
KACHRU, B. B. Standards, codification, and sociolinguistic realism: The English language in the outer circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. G. (Eds.). English in the World: Teaching and Learning the language and the literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. 275 p.
KUBOTA, R. Teaching World English to Native Speakers of English in the USA. World Englishes, v. 20, n. 1, p. 47-64, March 2001. Available at: https://doi.org/10.1111/1467-971X.00195. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Multiliteracies and Transcultural Education. In: GARCÍA, O.; FLORES, N.; SPOTTI, M. (Eds.). The Oxford Handbook of Language and Society. Oxford: Oxford University Press, December 2016, p. 261-280. Available at: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190212896.013.20. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MIGNOLO, W. D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000. 408 p.
MOURA, M., L., S.; RIBAS, A., F., P. Imitation and early development: empirical evidence, explanations and theoretical implications. Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, n. 2, p. 207-215, 2002. Available at: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200002. Accessed on: 23 Jan. 2023.
MUNARI, A. Jean Piaget. Translation and organization: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.
PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: A critical introduction. Mahwah and London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. 224 p.
PENNYCOOK, A. Global Englishes and Transcultural Flows. Oxford and New York: Routledge, 2007. 200 p.
PHILLIPSON, R. Linguistic Imperialism. Oxford: Oxford University Press, 1993. 365 p.
PHILLIPSON, R. Linguistic Imperialism continued. New York and London: Routledge, 2009. 296 p.
RABBIDGE, M. Translanguaging in EFL contexts: A call for change. London and New York: Routledge, 2019. 204 p.
RAJAGOPALAN, K. The rigmarole of intelligibility in World English(es) - or, on making sense of it all or, if you like, making the very idea of intelligibility intelligible. Letras & Letras, v. 26, n. 2, p. 477-492, 2010.
TAGATA, W. M. Post-critique in contemporary ELT praxis. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n.2, p. 255-280, 2018. Available at: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812025. Accessed on: 23 Jan. 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright William Mineo Tagata, Brenda Mourão Pricinoti, Guilherme Rodrigues Ferreira 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


