Correção de textos e concepções de língua e variação
relações nem sempre aparentes
Résumé
Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.
Téléchargements
Références
BAGNO, M. et al. Língua materna. São Paulo: Parábola, 2002.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
EVANGELISTA, A.A. M. e outros. Professor-leitor - aluno-autor: reflexões sobre avaliação do texto escolar. Cadernos CEALE, v. III, ano II, out. 1998.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
LÜDKE, M. & MEDIANO, L. (Coord.). Concepção de avaliação. In: ____. Avaliação na escola de 1º grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1992. p. 107-114.
MARCUSCHI, L.A. O papel da lingüística no ensino de língua. Conferência proferida no 1º Encontro de Estudos Lingüístico-Culturais da UFPE, dez. 2000. Disponível em: http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/forum/marcuschi.htm . Acesso em: 20 jul.2003.
MARCUSCHI, E. Os destinos da avaliação no manual do professor. In: DIONISIO, A.P.; BEZERRA, M. A. (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. p.139-150.
MATTOS, A. M. de A. O professor no espelho: conscientização e mudança pela auto-observação. Revista brasileira de lingüística aplicada, Belo Horizonte, v.2, n.1, p.121-155, 2002.
PERRENOUD, P. A avaliação entre duas lógicas. In: ____. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 9-23.
REINALDO, Ma. A.G.de M. Teoria e prática na formação do professor. Boletim da ABRALIN, Fortaleza, v.26, n. especial, I, p. 163-165, 2001.
RUIZ, Eliana. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2001, p.13-73.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Rio de Janeiro: Globo, 1989, p.107-145.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WALLACE, M. J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Glasgow: Cambridge University Press, 1991.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


