A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u245273Palavras-chave:
Evasão, Licenciatura em Física, PersistênciaResumo
Centrados no problema da evasão em cursos de licenciatura, investigamos o processo de tomada de decisão entre persistir ou evadir a partir de uma perspectiva pouco explorada na literatura: a dos que superaram as dificuldades e se graduaram. Como parte da primeira etapa de uma pesquisa-ação que tem como objetivo institucionalizar ações de combate à evasão nos cursos de licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entrevistamos doze formandos para investigar quais foram suas motivações para concluir o curso e de que modo a instituição pode fomentar a persistência dos demais alunos. Fundamentados no modelo de Tinto sobre persistência universitária e nas orientações metodológicas de Yin, concluímos que são elementos importantes para fomentar a persistência dos estudantes: i. as suas crenças sobre suas competências para suprirem as demandas do curso (crenças de autoeficácia) e sobre o quanto se sentem pertencentes e valorizados no curso (senso de pertencimento), e ii. a construção de uma identificação com a profissão de professor.
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