Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 20 (2020): Janeiro-Dezembro
v. 20 (2020): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2020-01-24
Artigos
O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP
Larissa Zancan Rodrigues, Beatriz Pereira, Adriana Mohr
1-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139
A Temática Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Física de Instituições de Ensino Superior Públicas Situadas no Estado de São Paulo
Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva
41-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u4169
A Celeuma em Torno da Temática do Planejamento Didático-Pedagógico: Definição e Caracterização de seus Elementos Constituintes
Milena Alves, Amadeu Moura Bego
71-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u7196
A Disarray Around the Theme of Lesson Planning: Definition and Characterization of its Constituent Elements
Milena Alves, Amadeu Moura Bego
97-119
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u97119
Educação em Ciências e Pensamento Bakhtiniano: Uma Análise de Trabalhos Publicados em Periódicos Nacionais
Diomar Caríssimo Selli Deconto, Fernanda Ostermann
121-156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u121156
Contribuições do Desenvolvimento Histórico-Cultural dos Conceitos de Ácido e de Base para o Ensino de Química
José Luis de Paula Barros Silva, Cintia Maria Carneiro Franco Lima
157-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u157191
Sistemas de Classificação Intuitiva como Possibilidade para o Ensino de Diversidade Animal no Contexto da Educação do Campo
Diany Kelly Cardoso de Sousa, Alessandra Alexandre Freixo
193-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u193220
A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985–2018)
Sullyvan Garcia da Silva, Paulo Lima Junior
221-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u221243
A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos
Letícia Tasca Pigosso, Bruna Schons Ribeiro, Leonardo Albuquerque Heidemann
245-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u245273
Análise de Publicações ‘Terraplanistas’ em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault
Leonardo Wilezelek Soares de Melo, Marinez Meneghello Passos, Rosana Figueiredo Salvi
275-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u275294
Analysis of ‘Flat-Earther’ Posts on Social Media: Reflections for Science Education from the Discursive Perspective of Foucault
Leonardo Wilezelek Soares de Melo, Marinez Meneghello Passos, Rosana Figueiredo Salvi
295-313
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u295313
A Abordagem Temática Caracterizada por Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências
Thiago Flores Magoga, Cristiane Muenchen
315-343
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u315343
A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Simoni Tormohlen Gehlen
345-374
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374
Pesquisa com Histórias de Vida na Produção da História da Educação em Ciências: o Dispositivo Fotobiográfico como Recurso para a Compreensão de Experiências Sociais
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Sandra Escovedo Selles
375-402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u375402
Research with Life Stories in the Production of the History of Science Education: The Photobiographical Device as a Resource for the Understanding of Social Experiences
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Sandra Escovedo Selles
403-428
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u403428
Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental
Grégory Alves Dionor, Dália Melissa Conrado, Liziane Martins, Nei de Freitas Nunes-Neto
429-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464
Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec
Hiata Anderson Nascimento, Guaracira Gouvêa
469-496
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u469496
Diversity, Multiculturalism and Science Education at Enpec
Hiata Anderson Nascimento , Guaracira Gouvêa
497-521
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u497521
A Teoria dos Campos Conceituais e o Ensino de Ciências: Uma Revisão
Kariny Mery Araujo Cunha, Luciana Nobre de Abreu Ferreira
523-552
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u523552
Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica
Leonardo Maciel Moreira, Viktória Aparecida Gomes Silva Coelho, Laise Novellino Nunes de Souza
553-580
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u553580
Um Modelo de Ciências para Fundamentar a Introdução de Aspectos de Natureza da Ciência em Contextos de Ensino e para Analisar tais Contextos
Monique Santos, Poliana Maia, Rosária Justi
581-616
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u581616
A Model of Science to Base the Introduction of Aspects of Nature of Science in Teaching Contexts and to Analyse such Contexts
Monique Santos, Poliana Maia, Rosária Justi
617-651
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u617651
Argumentação no Ensino de Ciências: Ponderações Analíticas a Luz da Teoria de Chaїm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca
Gerlany de Fátima dos Santos Pereira, José Messildo Viana Nunes, Nadia Magalhães da Silva Freitas
653-685
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u653685
O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula
Luiz Gustavo Franco, Danusa Munford
687-719
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719
Inquiry-Based Science Teaching under Construction: Possibilities of Articulations Between Conceptual, Epistemic and Social Domains Within Scientific Knowledge in the Classroom
Luiz Gustavo Franco, Danusa Munford
721-753
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u721753
Las Exposiciones de Museos: Un Espacio en Disputa por los Sentidos y Significados del Medio Ambiente y sus Problemas Socioambientales
Iván Borroto Rodríguez, Yanina Micaela Sammarco
755-773
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u755773
Maneiras de Conhecer e Implicações para a Equidade de Gênero na Educação em Ciências
Laís Gedoz, Alexsandro Pereira de Pereira, Daniela Borges Pavani
775-798
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u775798
Concepções de Corpus de Análise na Pesquisa em Educação em Ciências Naturais: Uma Investigação em Dissertações e Teses de um Programa de Pós-Graduação
Julio Murilo Trevas dos Santos, Neide Maria Michellan Kiouranis
799-822
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u799822
O Papel dos Modelos Computacionais e das Analogias na Aprendizagem do Processo de Interação Fármaco-Enzima no Ensino Fundamentado em Modelagem
Diego Martins, Nilmara Braga Mozzer, Thais Mara Anastácio Oliveira, Melissa Soares Caetano
823-854
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u823854
Onda ou Partícula? Um Estudo das Trajetórias Ontológicas da Radiação Eletromagnética em Livros Didáticos de Física da Educação Básica
Pedro Antônio Viana Vazata, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann, Cláudio José de Holanda Cavalcanti
855-885
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u855885
Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas Mediada por Narrativas Digitais: Uma Pesquisa Baseada em Design
Rosilaine Wardenski, Margarete Macedo, Maria Margarida Gomes, Rafaela Ferreira, Tais Giannella
887-917
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u887917
Vozes Griôs no Ensino de Química: Uma Proposta de Diálogo Intercultural
Marciano Alves dos Santos, Marysson Camargo, Anna M. Canavarro Benite
919-947
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u919947
Articulações Teóricas entre Ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos: Proposta para uma Perspectiva de Formação Humana
Hanslivian C. C. Bonfim, Orliney Maciel Guimarães
949-974
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u949974
Theoretical Links Between Natural Sciences Teaching and Human Rights: Proposals for a Humane Formation Perspective
Hanslivian C. C. Bonfim, Orliney Maciel Guimarães
975-999
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u975999
Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química Paranaenses: As Compreensões Tecidas à Luz do Enfoque CTSA
Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
1001-1030
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u1001030
Cenário Integrador: A Emergência de uma Proposta de Reconfiguração Curricular
Sara Souza Pimenta, Thiago Santos Guimarães, Nataélia Alves da Silva, Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Elisa Prestes Massena
1031-1061
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u10311061
Integrator Scenario: The Emergence of a Curriculum Reconfiguration Proposal
Sara Souza Pimenta, Thiago Santos Guimarães, Nataélia Alves da Silva, Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Elisa Prestes Massena
1063-1093
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u10631093
Quais são as Representações de Problemas e os Pressupostos sobre Gênero Subjacentes à Pesquisa em Gênero na Física e no Ensino de Física? Uma Revisão Sistemática da Literatura
Carolina de Barros Vidor , Anna Danielsson, Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
1095-1132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u10951132
What are the Problem Representations and Assumptions About Gender Underlying Research on Gender in Physics and Physics Education? A Systematic Literature Review
Carolina de Barros Vidor, Anna Danielsson, Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
1133-1168
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11331168
Ações e Reflexões Vivenciadas por uma Professora em Formação Inicial por Meio de Elaboração de Planos e Regência de Aulas: Contribuições do Processo de Reflexão Orientada
Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cássia Suart
1169-1196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196
A Obra Aberta de Ludwik Fleck
André Ferrer Pinto Martins
1197-1226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11971226
O Uso da Aprendizagem Baseada em Equipes como Ferramenta Diagnóstica no Ensino-Aprendizagem de Química
Nairley Cardoso Sá Firmino, Antônio Mateus Paiva Salustiano, Diego Farias Firmino, Luciana Rodrigues Leite
1227-1249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u12271249
The Use of Team-Based Learning as a Diagnostic Tool in the Chemistry Teaching-Learning
Nairley Cardoso Sá Firmino, Antônio Mateus Paiva Salustiano, Diego Farias Firmino, Luciana Rodrigues Leite
1251-1273
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u12511273
A Formação de Comunidades de Prática no Ensino de Física: Uma Análise a Partir de Grupos de Estudo de Aula
Micaías Rodrigues, Valéria Campos dos Santos, Agnaldo Arroio
1275-1306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u12751306
Temática Agrotóxico na Prática Pedagógica de Professoras de Ciências: Das Compreensões às Possibilidades de Intervenção
Eril Medeiros da Fonseca, Renata Hernandez Lindemann
1307-1337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13071337
Conceções de Estudantes Portugueses em Formação Inicial de Professores sobre a Evolução e a Origem da Vida
Bento Cavadas, Xana Sá-Pinto
1339-1362
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362
Reflexões sobre o Ensino de Mecânica Quântica nos Cursos de Graduação em Física a partir de Revisão Sistemática
Rafaelle da Silva Souza, Ileana M. Greca, Indianara Silva, Elder Sales Teixeira
1363-1391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13631391
Avaliadores que contribuíram com a RBPEC em 2020
RBPEC
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários