Compreensões de Estudantes do Ensino Médio Sobre Modelos em Biologia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u909934Palavras-chave:
Modelos em Biologia, Epistemologia, Natureza da Ciência, Ensino de Biologia, Ensino de CiênciasResumo
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar compreensões mobilizadas por estudantes sobre aspectos dos modelos científicos. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais contendo perguntas gerais — sem exemplos — e específicas — com exemplos, envolvendo temas de Biologia. O quadro teórico teve como base as categorias e os níveis de complexidade utilizados por Grünkorn et al. (2014) para a análise e atribuição de significação às respostas obtidas nas entrevistas. O corpus foi analisado e categorizado nos aspectos sobre a compreensão de modelos: natureza, multiplicidade, objetivos, mutabilidade e testagem dos modelos. Os resultados mostraram uma presença expressiva da ideia de modelo como sendo uma cópia do original, assim como a associação entre modelo e método científico, entre outras características das concepções dos participantes. Adicionalmente, foi possível notar que essas concepções variam de acordo com o tipo de pergunta (geral ou específica) e com o conteúdo dos exemplos (no caso das perguntas específicas). Com base nesses resultados, levantamos a hipótese de que essa variabilidade possa ser explicada à luz da Teoria dos Campos Conceituais de G. Vergnaud.
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