Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 22 (2022): Janeiro-Dezembro
v. 22 (2022): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2022-01-18
Diálogos com Autores e Leitores
Considerações Sobre o Conteúdo Presente no Artigo "A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientados pela Pedagogia Histórico-crítica"
Guilherme Lima
e39000, 1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u9951000
Comentário Sobre o Artigo "A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientados pela Pedagogia Histórico-crítica"
Luciana Massi
e39719, 1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u991994
Editorial
Iniciando nossa Caminhada
Alice Alexandre Pagan, Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani
e39572, 1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u309314
Beginning our Walk
Alice Alexandre Pagan, Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani; Pedro Henrique Mattos de Oliveira
e39574, 1-6
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u315320
Artigos
Adolescentes, Controvérsias Sociocientíficas e Experiências Museais: a Mediação para Catalisar Diálogos sobre Ciência e Religião
Jessica Norberto Rocha, Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Juliane dos Santos Amorim
e29497, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u132
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e a Alfabetização Científica: Estado do Conhecimento de 1992 a 2020
Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
e29664, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u3363
Ensino-Aprendizagem de Física nas Escolas de Educação Bilíngues para Surdos
Ellen Cristine Prestes Vivian, André Ary Leonel
e31335, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u6591
Teaching-learning Physics in Bilingual Education Schools for the Deaf
Ellen Cristine Prestes Vivian, André Ary Leonel
e38163, 1-25
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u93117
Educação Científica contra o Preconceito: da Natureza às Multinaturezas
Vitor Fabrício Machado, Cristiane Coppe
e32489, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u119141
A Elaboração Conceitual de Química em uma Perspectiva Bilíngue: Um Estudo a Partir da Educação de Surdos
Lidiane de Lemos Soares Pereira, Thalita Costa Curado Souza, Anna Maria Canavarro Benite
e32695, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168
Articuladores Não-manuais Usados nas Línguas de Sinais para Favorecer a Representação Científica das Unidades de Medida do Sistema Internacional
Eduardo Andrade Gomes, Vinícius Catão
e32677, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u169196
Reflexiones sobre la Lectura Crítica desde una Perspectiva Freireana en la Educación Básica
Dayana do Nascimento Ferreira, Andrea Revel Chion, Márcia Gorette Lima da Silva
e33211, 1-27
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u197223
Interações Discursivas, Práticas Epistêmicas e o Ensino de Relatividade Restrita
Jefferson Adriano Neves, Alice Helena Campos Pierson
e33345, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u225255
Sequência de Ensino Investigativa sobre a Densidade dos Corpos: Desenvolvimento em uma Turma de Quinto Ano do Ensino Fundamental
Augusto Garcia da Silva, Tiago Belmonte Nascimento, Paulo Vinícius Rebeque
e33948, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u257284
Os Educandos da EJA e suas Leituras sobre a Disciplina Escolar Biologia: Provocativas Necessárias para Pensar o Currículo e a Pesquisa na Área da Educação Científica
Mariana Cassab, Ágnes de Sousa Nascimento
e33031, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u285308
Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática
Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb Pedroso
e35007, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u321353
Uma Contribuição ao Ensino de Genética por Meio de uma Abordagem do Trabalho de Mendel à Luz do Fluxo Sanguíneo da Ciência de Bruno Latour
Joyce Padilha de Melo, Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Adlane Vilas-Boas
e34556, 1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u355373
Como Dizer do Brilho? Entre Sentidos Científicos e do Hip-hop para Ensinar Ciências
Roberth Jesus De Carvalho
e32703, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u375401
Sala de Aula, Relações Interpessoais e Autonomia: o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências como Espaço Formativo para Trabalhar o Desenvolvimento Moral
Samuel Loubach da Cunha, Delano Moody Simões da Silva
e34783, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u403431
Significados Atribuídos e Contribuições: Limites e Possibilidades da Formação Continuada no Desenvolvimento Profissional Docente em Ciências
Solange Maria Piotrowski, Roque Ismael da Costa Güllich
e33600, 1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u433457
Natureza da Ciência e Filosofia da Ciência no Ensino: um Diálogo a partir dos Livros Didáticos de Filosofia
Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa
e35170, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u459489
Nature of Science and Philosophy of Science in Education: a Dialogue based on Philosophy Textbooks
Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa
e39902, 1-30
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u491520
Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA
Rafael Vitame Kauano, Martha Marandino
e35064, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u521548
Paulo Freire in Science Education: Trends and Articulations between Scientific Literacy and the STSE Movement
Rafael Vitame Kauano, Martha Marandino
e39903, 1-27
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u549575
Abordagem das Helmintíases e Protozooses nos Livros Didáticos de Biologia Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018/2020
Paulo Ricardo Silva Coelho, Rafael Luiz Silva Neves, Cristiano Lara Massara
e35880, 1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u577601
Vínculos entre Sexualidade e Afetividade na Educação em Ciências Naturais: Perspectivas de Professores em Formação Inicial na Região Sul da Colômbia
Jonathan Andrés Mosquera, José Joaquín García, Maria Cristina Pansera de Araújo
e34927, 1-30
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u603632
Pulsating Stars: o Contexto Histórico de Pós-detecção dos Pulsares no Campo da Física e da Astronomia
Larissa do Nascimento Pires, Luiz O. Q. Peduzzi
e37498, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u633659
Um Estudo sobre as Contribuições de Atividades de Laboratório com Enfoque no Processo de Modelagem Científica no Domínio de Universitários sobre Conceitos de Ótica e sobre o Trabalho Experimental
Rodrigo Weber, Leonardo Albuquerque Heidemann, Eliane Angela Veit
e36646, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u661692
Análise do Conteúdo de Epigenética Abordado nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
Sayonara Quaresma, Priscilla Ferreira Torres, Fernanda de Jesus Costa, Izinara Cruz Rosse
e36988, 1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711
Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018)
Samuel Molina Schnorr, Mauricio Pietrocola
e37242, 1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742
Science and Mathematics Education in Brazil: a Systematic Review of 25 Years of Research (1994–2018)
Samuel Molina Schnorr, Mauricio Pietrocola
e40543, 1-29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u743771
Eugenia à Moda Brasileira: Problematizações Históricas para o Ensino de Genética
Anderson Ricardo Carlos, Fernanda Franzolin, Márcia Helena Alvim
e37910, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u773798
O Direito ao Reconhecimento: uma Proposta na Intersecção entre o Teatro do Oprimido e a Educação Sexual Integral
Micaela Kohen, Elsa Meinardi
e38420, 1-18
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u799816
Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica
Francisco Ângelo Coutinho, Samuel Itxai Silva Lobo, Ana Paula Silva Freitas, Bárbara Mariane Martinez Viana, Irlan von Linsingen
e35690, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840
Compartilhando uma Proposta Art(sci)culada no Formar de Docentes e de Cientistas da Física
Letícia Jorge, Luiz O. Q. Peduzzi
e36932, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u841872
A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientadas pela Pedagogia Histórico-crítica
Izadora dos Santos Pires, Hélio da Silva Messeder Neto
e35836, 1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u873908
Compreensões de Estudantes do Ensino Médio Sobre Modelos em Biologia
Bruna Levy Pestana Fernandes, Juliana Machado, Guilherme Inocêncio Matos
e36073, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u909934
Percepções de Professores de Química do Ensino Superior Sobre o uso de Modelos Moleculares em Seus Percursos Profissionais
Leandro Antonio Oliveira, Eduardo Fleury Mortimer
e38016, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u935963
A Tabela Periódica de Primo Levi: Uma Análise a Partir das Concepções de Ciência e Arte de Lukács
Luciana Massi, Rafaela Valero da Silva, Carlos Sérgio Leonardo Júnior, Aislan Camargo Maciera
e37932, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u965990
Decolonialidade e Conteúdos Cordiais: Caminhos Possíveis Para Estabelecer Relações Entre Ensino de Ciências e Educação em Direitos Humanos
Claudia Thamires da Silva Alves, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, José Euzebio Simões Neto
e37601, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10011027
Os Agentes da Produção do Discurso Expositivo: O Caso do Museu de Zoologia da USP
Marcus Soares, Martha Marandino, Sandra Escovedo Selles
e37697, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10291056
Inclusão e o Ensino de Ciências e Biologia Para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Análise dos Trabalhos Publicados nos Encontros Nacionais de Biologia e de Pesquisa em Educação em Ciências
Naiara Silva Menezes, Viviane Borges Dias
e38851, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10571080
Hortas Escolares: Análise da Etapa Piloto do Projeto Hortas Pedagógicas Prevendo Expansão por Competição de Hackathon
Kelliane da Consolação Fuscaldi, Ivan Rocha Neto
e38427, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10811107
Emoções e Museus de Ciência: Um Estudo com Visitas de Famílias ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, São Paulo
Graziele Scalfi, Luisa Massarani, Waneicy Gonçalves, Martha Marandino
e38780, 1-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11091146
O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica
Thomaz Botelho, Maria Inês de Affonseca Jardim, Amanda de Mattos Pereira Mano
e39554, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11471166
Emociones Epistémicas en la Enseñanza de la Argumentación en Ciencias
Francisco Javier Ruiz Ortega
e39184, 1-19
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11671185
Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura
Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Olavo Leopoldino da Silva Filho
e39001, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11871214
Meaningful Learning Theory and Science Teaching Through Research: Interfaces From a Narrative Literature Review
Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Olavo Leopoldino da Silva Filho
e41847, 1-27
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12151241
Princípios de Design Sobre o uso do Facebook Como Mediação Para Discutir Temas de Física na Escola
Raul dos Santos Neto, Susan McKenney, Miriam Struchiner
e38893, 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12431264
Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan
Carlos Alexandre dos Santos Batista, Luiz O. Q. Peduzzi
e37848, 1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294
Habilidades Metacognitivas em Tarefas de Composição de Infográficos em Cursos de Formação Inicial de Professores
Jesus Cardoso Brabo, Isabela Cristina Ribeiro Portugal Contente
e39217, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12951320
Racismo y Diversidad Sexual y de Género en la Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental: Una Aproximación Decolonial a la Investigación
Yonier Alexander Orozco Marín, Suzani Cassiani
e38820, 1-32
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13211352
Ameaças à Disciplina Escolar Biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): Atravessamentos Entre BNCC e BNC-Formação
Sandra L. Escovedo Selles, Ana Carolina Pereira de Oliveira
e40802, 1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13531386
Práticas Epistêmicas no Ensino Remoto Emergencial: Desenvolvendo o Conhecimento Conceitual no Estudo da Chama
Luciana Nami Kadooca, Ana Luiza de Quadros
e39364, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13871413
Um Perfil Métrico do 'Ensino de Ciências' em Artigos da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2001–2020)
Caroline Santana Santos, Alaércio Moura Peixoto de Jesus, Juvenal Cordeiro Silva Junior
e39411, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14141440
Análise de Conhecimentos Docentes Sobre Argumentação: Um Estudo dos Portfólios dos Licenciandos em Química
Marina Martins, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Michele Marcelo Silva Bortolai
e39377, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14411467
Analysis of Teachers’ Knowledge on Argumentation: A Study of Portfolios of Chemistry Pre-service Teachers
Marina Martins, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Michele Marcelo Silva Bortolai
e42209, 1-26
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14691494
Avaliadores e Avaliadoras que Contribuíram com a RBPEC em 2022
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u14951497
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários