Relações Entre Gênero e Ciência-Tecnologia no Ensino de Ciências Brasileiro: O que Dizem as Pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u3155

Palavras-chave:

cientista, mulher, Ensino de Ciências

Resumo

Por meio de discursos construídos em contextos históricos, culturais e sociais, as mulheres enfrentam dificuldades quanto a inserção, permanência e ascenção na carreira científico-tecnológica. Neste âmbito, objetivamos compreender e analisar o que se mostra em pesquisas sobre as questões de gênero e Ciência-Tecnologia (CT) no ensino de ciências do Brasil. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, um estado da arte, que teve como corpus de análise teses e dissertações presentes no repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Metodologicamente, utilizamos a Análise Textual Discursiva, a partir da qual emergiram 3 categorias, a saber: (1) O discurso do não pertencimento da mulher na CT (2) A (in)visibilidade de modelos femininos que fizeram/fazem CT e (3) Mães-cientistas e as jornadas de trabalho multiplicadas. Percebemos que o gênero feminino enfrenta estereótipos e preconceitos que acabam por influenciar sua inclusão e trajetória na CT. Na busca por visibilizar e mostrar a CT como carreira possível para o gênero feminino, a família, a escola, as/os professoras/professores e a promoção de políticas públicas de apoio e incentivo são alguns dos meios essenciais para isso.

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Publicado

2023-02-25

Como Citar

Butzen Hendges, A. P., & Ayres dos Santos, R. (2023). Relações Entre Gênero e Ciência-Tecnologia no Ensino de Ciências Brasileiro: O que Dizem as Pesquisas?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e37952, 1–25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u3155

Edição

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Artigos