Da Ausência Para a Potência: Investigando a Comunicação Crítica e Popular Como Estratégia de Ensino de Ciências e Relações Étnico-Raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u183211

Palavras-chave:

educação em ciências, relações étnico-raciais, comunicação crítica e popular, publicidade afirmativa, potência

Resumo

Neste artigo objetivou-se analisar e discutir os turnos de fala produzidos em uma intervenção pedagógica, no processo de formação antirracista de jovens periféricos, buscando refletir sobre a apropriação de elementos científicos e dos meios comunicacionais. Apresenta-se o estudo desde o planejamento, design e desenvolvimento de uma Intervenção Pedagógica (IP) para educação das relações étnico-raciais e a discussão conhecimento químicos, utilizando como estratégia a comunicação crítica e popular, pressuposto da Escola Popular de Comunicação Crítica. Com elementos de uma pesquisa participante, a IP contou com a participação de cinco jovens negros/as e de baixa renda da periferia da grande Goiânia, alunos de iniciação científica júnior no projeto Afrocientista. Os resultados revelaram que a citada estratégia pode ser promissora e que possibilita a percepção dos jovens participantes do racismo na mídia ainda que, contraditoriamente, os alunos têm dificuldades de superar o mito da democracia racial. A pesquisa ainda mostrou que é possível, através do paradigma da potência, favorecer o letramento racial concomitantemente ao ensino de ciências/química.

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Biografia do Autor

Anna Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura em Química e Graduação em Química Habilitação Tecnológica pela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás.Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG.Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva-l RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências.Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana, ensino de ciências e as necessidades educativas especiais, cibercultura na educação inclusiva e pesquisa em formação inicial e continuada de professores de química.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Costa, F. R. da, Camargo, M. J. R., & Benite, A. C. (2023). Da Ausência Para a Potência: Investigando a Comunicação Crítica e Popular Como Estratégia de Ensino de Ciências e Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39125, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u183211

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