Viagem no Tempo do Rio Iguaçu: Uma Proposta de Sequência Didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u129155

Palavras-chave:

conservação de rios, estudos de caso, educação ambiental, ecologia

Resumo

A Biologia da Conservação é uma área multidisciplinar que envolve diferentes âmbitos da sociedade, incluindo Gestão ambiental, Ciências Sociais e Educação. A Educação Ambiental ocupa um papel importante no processo de sensibilização a respeito das problemáticas ambientais, podendo ser uma estratégia importante na conservação dos recursos naturais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sequência didática sobre o Rio Iguaçu que promovesse a sensibilização de questões ambientais e a retomada de conceitos de Ecologia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, sistematizado em uma sequência didática aplicada em turmas do 6°, 7° e 8°anos do ensino fundamental. A avaliação qualitativa foi realizada com aplicação de questionários pré e pós-teste utilizados para a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin e análise descritiva. Constatou-se que os estudantes relacionam os efeitos das atividades antrópicas no ecossistema apresentado e associam a conservação do ambiente com aspectos do cotidiano e seus agentes sociais. A abordagem de temáticas socioambientais auxilia na contextualização dos temas de ecologia e pode ser trabalhada como uma ferramenta de sensibilização.

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Publicado

2023-03-19

Como Citar

Fernandes, F. A., & Parolin, L. C. (2023). Viagem no Tempo do Rio Iguaçu: Uma Proposta de Sequência Didática. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39541, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u129155

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