Sistemas Apostilados de Ensino e Autonomia Docente: Uma Análise com Professores de Ciências da Natureza e de Matemática em Escolas Privadas do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u157182

Palavras-chave:

sistemas apostilados de ensino, autonomia docente, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender como os Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) têm interferido na autonomia de professores de ciências da natureza e de matemática em escolas da rede privada do Rio Grande do Sul. Com esse intuito, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores de diferentes escolas do estado. Analisou-se o corpus por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) aliada à construção teórica sobre autonomia docente de José Contreras. As categorias finais emergentes do processo foram: Persuasão (resultados e comunicação); Materiais e Recursos Didáticos; e Planejamento e Direcionamento. Os resultados indicam a presença de diversos fatores que afetam diretamente a prática pedagógica do corpo docente ou que camuflam, por meio de um discurso de flexibilização, o controle ao qual os professores estão submetidos. Também, aliados ao que já vem sendo exposto na literatura, fornecem indícios de que a racionalidade gerencialista dos SAEs vem intensificando o processo de proletarização ideológica dos professores ao mesmo tempo em que dissimula seu controle por meio de mecanismos mais sutis que induzem a uma autonomia ilusória e atenuam movimentos de resistência. Nesse sentido, os entrevistados parecem assumir uma função profissional muito mais técnica e reprodutiva do que crítica e participativa.

Biografia do Autor

  • Gabriel Santos Ortiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e professor de física na rede estadual do Rio Grande do Sul.

  • Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

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Publicado

2023-03-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sistemas Apostilados de Ensino e Autonomia Docente: Uma Análise com Professores de Ciências da Natureza e de Matemática em Escolas Privadas do Rio Grande do Sul. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39853, 1-26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u157182