Física para uma saúde auditiva

Autores

  • Patrícia Weishaupt Bastos Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP
  • Cristiano Rodrigues de Mattos Instituto de Física – USP

Resumo

Neste trabalho apresentamos evidências de que os conhecimentos da física podem ser utilizados como critérios para compreensão de aspectos de uma vida saudável. Utilizamos um enfoque interdisciplinar relacionando os conhecimentos da física, da fisiologia da audição e da fonoaudiologia no sentido de complexificar os instrumentos de leitura do cotidiano. Ao longo deste trabalho expomos os resultados de uma intervenção, que foi aplicada em uma Escola Estadual de Ensino Médio no interior do estado de São Paulo. Elaboramos um conjunto de atividades com base no ciclo descritivo de aprendizagem de Lawson em suas três fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Como resultado, mostramos que os estudantes passam a incluir, em seus enunciados, o conhecimento físico como um critério para tomada de decisão no sentido de uma vida auditiva saudável. Os resultados indicam uma apropriação de um conhecimento interdisciplinar na representação de problemas ligados à poluição sonora, revelando uma dinâmica do seu perfil conceitual.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Bastos, P. W., & Mattos, C. R. de. (2011). Física para uma saúde auditiva. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3993

Edição

Seção

Artigos