Física para uma saúde auditiva
Resumo
Neste trabalho apresentamos evidências de que os conhecimentos da física podem ser utilizados como critérios para compreensão de aspectos de uma vida saudável. Utilizamos um enfoque interdisciplinar relacionando os conhecimentos da física, da fisiologia da audição e da fonoaudiologia no sentido de complexificar os instrumentos de leitura do cotidiano. Ao longo deste trabalho expomos os resultados de uma intervenção, que foi aplicada em uma Escola Estadual de Ensino Médio no interior do estado de São Paulo. Elaboramos um conjunto de atividades com base no ciclo descritivo de aprendizagem de Lawson em suas três fases: exploração, introdução do conceito e aplicação do conceito. Como resultado, mostramos que os estudantes passam a incluir, em seus enunciados, o conhecimento físico como um critério para tomada de decisão no sentido de uma vida auditiva saudável. Os resultados indicam uma apropriação de um conhecimento interdisciplinar na representação de problemas ligados à poluição sonora, revelando uma dinâmica do seu perfil conceitual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Bastos, P. W., & Mattos, C. R. de. (2011). Física para uma saúde auditiva. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3993
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.