Envolvimento em Atividades Extra-Classe, Avaliação do Curso e Perspectivas de Licenciandos em Biologia da Universidade Federal de Pernambuco
Resumo
Esta pesquisa avaliou o desempenho acadêmico e envolvimento em atividades extracurriculares de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foram aplicados questionários anônimos a 130 alunos, questionando seu perfil; envolvimento em atividades extraclasse, desempenho acadêmico, disciplinas e metodologias de ensino que mais admiram e expectativas em relação ao curso. Apenas 7,7% dos alunos são monitores, 15,4% realizam estágios de pesquisa e 13,8% participam de ações extensionistas. Os licenciandos preferem metodologias e critérios de avaliação que envolvam participação ativa como pesquisas e práticas de laboratório, mas rejeitam procedimentos conteudistas como leitura de textos e aulas expositivas. Ainda quepretendam ser pesquisadores, os estudantes não se envolvem em pesquisas sobre Ensino de Biologia, optando por áreas específicas da Biologia. O baixo envolvimento dos alunos em atividades de monitoria e extensão pode comprometer a interação universidade-escolasociedade e limitar o repertório metodológico e teórico do futuro professor.Downloads
Publicado
2011-02-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
Como Citar
Envolvimento em Atividades Extra-Classe, Avaliação do Curso e Perspectivas de Licenciandos em Biologia da Universidade Federal de Pernambuco. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3995