O tempo de aprendizagem ativo nas aulas de educação física em cinco escolas particulares de porto alegre, RS

Autores

  • Manoela Zanella Carniel Centro Universitário La Salle Curso de Educação Física Av. Victor Barreto, 2288 92010-000 Canoas, RS
  • Adriana Marques Toigo Centro Universitário La Salle Curso de Educação Física Av. Victor Barreto, 2288 92010-000 Canoas, RS

Resumo

O presente trabalho teve como primeiro propósito  investigar a distribuição percentual em termos de utilização do tempo nas aulas de Educação Física em cinco escolas particulares de Porto Alegre, RS. As escolas concordaram com a filmagem de duas aulas de Educação Física de uma mesma turma da  7ª série do Ensino Fundamental. O tempo de aprendizagem ativa, o tempo de espera, o tempo de instrução e o tempo administrativo foram obtidos através de filmagens e analisados a partir dos registros feitos em um protocolo de codificação de uso do tempo na aula. Os resultados encontrados demonstraram que, para a amostra total observada, o tempo gasto com espera foi de 44,9%, com instrução, 8,6% e com administração, 16,5%, restando para a aprendizagem ativa um tempo de 29,9% do total da aula. O tempo de aprendizagem ativo não é a única variável que afeta a aprendizagem, mas considera-se que com um engajamento tão baixo na atividade dificilmente as crianças irão valorizar a prática de atividade física no futuro.

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Publicado

2011-11-27

Como Citar

Carniel, M. Z., & Toigo, A. M. (2011). O tempo de aprendizagem ativo nas aulas de educação física em cinco escolas particulares de porto alegre, RS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4101

Edição

Seção

Artigos