Educação em bioquímica: um programa disciplinar

Autores

  • Rochele Loguercio Área de Educação Química Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Souza Departamento de Bioquímica Instituto de Ciências Básicas e da Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Cláudio Del Pino Área de Educação Química Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação sobre a formação dos grupos de educação nos centros de pesquisa em bioquímica. Analisam-se os resumos submetidos às reuniões anuais da SBBq e da FeSBE, considerando que os encontros anuais são lugares de lutas  por validação de saberes e significativos na construção de espaços educacionais na bioquímica. Essa análise discursiva em sua vertente pós-estruturalista, principalmente inspirada nas pesquisas foucaultianas, direciona o olhar para questões que analisam o  espaço de  visibilidade, programas de pesquisa e programas disciplinares que num determinado momento histórico possibilitaram a existência de núcleos educacionais na bioquímica  conformando um lugar de saber, um limite de saber, instituindo assim uma nova disciplina. Enfim, neste artigo enfatiza-se o nascimento em congresso de uma disciplina: a Educação em Bioquímica.

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Publicado

2011-11-27

Como Citar

Loguercio, R., Souza, D., & Pino, J. C. D. (2011). Educação em bioquímica: um programa disciplinar. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4106

Edição

Seção

Artigos