Aprendizagem das Ciências Naturais Durante a Pandemia: Problemas e Desafios dos Estudantes em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u12291258

Palavras-chave:

Ciências Naturais, metodologias de aprendizagem, COVID-19, desafios

Resumo

A pandemia da COVID-19 impôs grandes desafios na área de educação, particularmente das Ciências Naturais, exigindo enérgicas mudanças no modo de aquisição e assimilação dos conteúdos da aprendizagem. Com a adopção da estratégia do ensino híbrido combinado em tecnologias digitais de informação e comunicação, vem impactando consideravelmente na aprendizagem dos estudantes. Assim sendo, realizou-se a pesquisa descritiva e aplicou-se um questionário a 113 estudantes que frequentam a área das Ciências Naturais em Moçambique, com objetivo de descrever os problemas e desafios que estes enfrentam no ensino durante a pandemia. Constatou-se que, com o ensino híbrido, os estudantes da área das Ciências Naturais usam o seu tempo na organização sequencial das tarefas-aulas, sendo que, suas atividades baseadas em tutorias na plataforma e leitura de brochuras para resolução de fichas de exercício impressos foram menos valorizadas e sua aprendizagem prejudicada. Conclui-se que aplicando-se metodologias de aprendizagem acessíveis com a participação dos pais e/ou encarregados de educação e professores em auxílio aos estudantes, possibilita maior valorização da aprendizagem e inclusão na construção do conhecimento e competências acadêmicas durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Hermen Aurélio Fernando Beirão, Escola Secundária de Maparra

Docente de Fisica, Escola Secundaria Geral de Maparra, Nampula, Moçambique.

Francisco Mubango Mutenda, Escola Secundária da Manga

Docente de Fisica, Escola Secundaria da Manga - Beira, Moçambique.

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma

Docente, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma – Nampula, Moçambique.

Jaime Samuel Muiambo, Escola Secundária de Munhinga

Docente e Diretor Adjunto na Escola Secundaria de Munhinga - Sussundenga, Moçambique

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Beirão, H. A. F., Mutenda, F. M., Fortes, A. G., & Muiambo, J. S. (2023). Aprendizagem das Ciências Naturais Durante a Pandemia: Problemas e Desafios dos Estudantes em Moçambique. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41105, 1–30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u12291258

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Artigos