El estudio de las representaciones – perspectivas para la investigacion basica en educacion en ciencias
Resumo
Los aportes de la Psicología Cognitiva y de la Epistemología e Historia de las Ciencias han contribuido a que la noción de cambio conceptual haya derivado a la de cambio representacional, noción que resulta más explicativa y coherente con un modelo integrador del aprendizaje. En este trabajo se da cuenta de los fundamentos teóricos de la nueva concepción, en relación con el desarrollo de las nociones de niveles representacionales -respuestas situacionales, modelos mentales, teorías de dominio y teorías implícitas- y de cambio situado. Se analiza la potencialidad de este estudio como núcleo más fructífero para la comprensión de la estructuración, persistencia y resistencia al cambio de las concepciones alternativas de los fenómenos que estudia la ciencia, que conduzca a una enseñanza más eficaz. Luego se deducen algunas de sus implicaciones para la investigación básica en educación en ciencias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.