A Voz e Vez dos Regentes: Desafios e Possibilidades do Estágio Curricular Obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u427444

Palavras-chave:

estágio supervisionado, professor regente, Ciências, Biologia

Resumo

A pesquisa busca compreender as reais possibilidades, os principais desafios e as limitações que compõem o contexto do estágio supervisionado a partir da visão de professores da educação básica que atuam como regentes nos estágios da Licenciatura em Biologia da UFRB. O estágio supervisionado, se realizado com comprometimento por parte dos agentes participantes, se configura um espaço de diálogo entre a universidade e a escola visando à superação de dificuldades e construção de novas maneiras de caminhar os percursos educativos. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com um professor e duas professoras que relataram os principais desafios e limitações que identificam nesse modelo de estágio que se apresenta. A partir dos relatos dos professores regentes, percebe-se que a maioria das questões colocadas como limitantes ou desafiadoras no contexto do estágio estão relacionadas a posturas incoerentes por parte dos próprios sujeitos que integram o estágio, bem como aspectos relacionados à infraestrutura e ao planejamento das atividades do estágio em consonância com o calendário da escola. Tais aspectos podem ser ajustados mediante o estabelecimento do diálogo entre as instituições formadoras, bem como mediante a presença e a cooperação de todos os agentes envolvidos no processo formativo do estágio.

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Biografia do Autor

Thaís Aline da Silva dos Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Graduação em Biologia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestrado em Ciência Animal (UFRB). Pós-graduanda em Educação e Interdisciplinaridade (UFRB). Participa de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências e Biologia e o Ensino de Ciências e Biologia na perspectiva CTS. Na educação básica, participou como monitora do programa Mais Educação, atuou como estagiária de regência de classe pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi), atuou como professora substituta pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Biologia e Ecologia do zooplâncton com ênfase em Rotifera, bem como na área de aquicultura, na produção do zooplâncton como alimento vivo para peixes nativos. Orcid id: orcid.org/0000-0003-3950-5981.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Lima, T. P. P. de, & Santos, T. A. da S. dos. (2023). A Voz e Vez dos Regentes: Desafios e Possibilidades do Estágio Curricular Obrigatório. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41359, 1–18. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u427444

Edição

Seção

Artigos