Objeto de aprendizagem como recurso didático na disciplina de primeiros socorros: desenvolvimento, implementação e avaliação
Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Primeiros Socorros, Tecnologia da Informação e Comunicação.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de desenvolvimento, implementação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) para trabalhar a abordagem primária inicial na disciplina de Primeiros Socorros, do curso técnico subsequente de Radiologia de uma Instituição Federal de Ensino na cidade de Curitiba – PR. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, em que se buscou observar um determinado objeto e grupo de estudo, bem como descrever e explicitar as relações do objeto de pesquisa e suas fases de desenvolvimento, implementação e avaliação de sua aplicabilidade. Esse processo de construção do OA envolveu uma equipe de apoio especializada. A validação ocorreu por especialistas das áreas de Enfermagem, Informática e, após a implementação, foi avaliado pelos alunos. Os instrumentos utilizados na avaliação foram questionários com questões fechadas. Na análise dos instrumentos, foi utilizada a escala de tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância e discordância dos dados apresentados. Os principais resultados evidenciam que o OA desenvolvido e implementado para a disciplina de Primeiros Socorros atendeu aos requisitos de funcionalidade, usabilidade, eficiência, acessibilidade, aos objetivos educacionais, conteúdo, relevância e ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.