Objeto de aprendizagem como recurso didático na disciplina de primeiros socorros: desenvolvimento, implementação e avaliação

Autores

  • Renato Luiz do Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Sil Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT da UTFPR campus Ponta Grossa
  • Raymunda Viana Aguiar Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - IFPR

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Primeiros Socorros, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de desenvolvimento, implementação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) para trabalhar a abordagem primária inicial na disciplina de Primeiros Socorros, do curso técnico subsequente de Radiologia de uma Instituição Federal de Ensino na cidade de Curitiba – PR. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, em que se buscou observar um determinado objeto e grupo de estudo, bem como descrever e explicitar as relações do objeto de pesquisa e suas fases de desenvolvimento, implementação e avaliação de sua aplicabilidade.  Esse processo de construção do OA envolveu uma equipe de apoio especializada. A validação ocorreu por especialistas das áreas de Enfermagem, Informática e, após a implementação, foi avaliado pelos alunos. Os instrumentos utilizados na avaliação foram questionários com questões fechadas. Na análise dos instrumentos, foi utilizada a escala de tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância e discordância dos dados apresentados. Os principais resultados evidenciam que o OA desenvolvido e implementado para a disciplina de Primeiros Socorros atendeu aos requisitos de funcionalidade, usabilidade, eficiência, acessibilidade, aos objetivos educacionais, conteúdo, relevância e ambiente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-07

Como Citar

Nascimento, R. L. do, Sil, R. M. C. F., & Aguiar, R. V. (2014). Objeto de aprendizagem como recurso didático na disciplina de primeiros socorros: desenvolvimento, implementação e avaliação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 073–100. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4283

Edição

Seção

Artigos