A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania

Autores

  • Silmara Regina Colombo SEE-SP & PEBI da SEC-Sertãozinho-SP

Palavras-chave:

Cidadania, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Protagonismo Juvenil

Resumo

O presente artigo visa analisar a educação ambiental (EA) como instrumento de formação cidadã, aplicada no ambiente escolar de acordo com os conhecimentos e reais necessidades da comunidade. Foram apresentados conceitos de educação ambiental, interdisciplinaridade e cidadania, para então articular teoria e prática relacionando essas considerações com estratégias que possibilitem o desenvolvimento da educação ambiental de maneira efetiva contribuindo para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres na sociedade. Conclui-se que é possível despertar o interesse, o envolvimento e a participação ativa dos alunos como protagonistas em busca de soluções para os problemas ambientais apresentando-os através de atividades práticas que, sustentadas pela interdisciplinaridade, tornem-se significativas e superem a fragmentação do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Colombo, S. R. (2014). A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 067–075. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4350

Edição

Seção

Artigos