Educação Ambiental e Temas Controversos
Palavras-chave:
educação ambiental, temas controversos, complexidade, natureza da ciênciaResumo
As questões ambientais vêm exigindo cada vez mais atenção nas pesquisas em Ensino de Ciências. Em especial, um dos problemas centrais é o da articulação de conhecimentos científicos com perspectivas críticas, sem excessivas certezas ou simplificações. Ao mesmo tempo, preocupações equivalentes com abordagens críticas vêm sendo também discutidas no campo, através da proposta dos denominados “temas controversos”. Para melhor compreender os sentidos e perspectivas das controvérsias que possam contribuir para uma abordagem ambiental crítica, investigamos possíveis interfaces entre esses dois campos. Assim, foi possível localizar diferentes âmbitos acerca da articulação do conhecimento científico nas discussões controversas, que decorrem do reconhecimento da complexidade inerente às questões ambientais. Mais interno à ciência, as controvérsias se originam da impossibilidade geral de previsão para a evolução de qualquer sistema complexo. Em situações, como do tipo a favor/contra, originam-se da opção por valores que são externos à ciência. E finalmente, nas situações concretas e reais, as controvérsias explicitam os limites da contribuição científica, uma vez que também comparecem aspectos sociais, políticos e econômicos. Questões controversas reais são, de fato, problemas em aberto, em um cenário que favorece a identificação de contradições, de interesses e confrontos sociais. Um cenário que representa de forma mais próxima o contexto ambiental vivenciado, complexo e contraditório, onde nos é dado atuar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.