A Dimensão Política da Educação Ambiental em Investigações de Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências

Autores

  • Wildson Luiz Pereira dos Santos Instituto de Química/Faculdade de Educação Universidade de Brasília
  • Luiz Marcelo de Carvalho Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ralph Levinson Institute of Education University of London

Palavras-chave:

Educação ambiental, Dimensão política da educação ambiental, Ensino de Ciências da Natureza, Pesquisa em ensino de Ciências da Natureza, Pesquisa em educação ambiental

Resumo

O presente texto tem como objetivo sistematizar resultados relacionados com a dimensão política da educação ambiental apresentada em artigos que estabelecem relações entre educação ambiental e o ensino das Ciências da Natureza, destacando aspectos em termos de democracia, cidadania e justiça social. Busca-se evidenciar o contexto da educação básica que tem sido privilegiado nessas pesquisas, tais como, áreas curriculares, temas ambientais, temas de estudo que têm sido selecionados pelos investigadores que se voltam para essa temática. As análises apontam certa predominância das perspectivas críticas em educação ambiental como referencial teórico. Por outro lado, constata-se que a dimensão política tem sido pouco considerada como foco de investigação e nas conclusões dos artigos analisados. Conclui-se, pela necessidade de maior explicitação sobre sentidos do que vem a ser a dimensão política da educação ambiental, pois por de trás dos consensos em torno dessa dimensão se escondem modelos de sociedade e de democracia que precisam ser discutidos.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Santos, W. L. P. dos, Carvalho, L. M. de, & Levinson, R. (2014). A Dimensão Política da Educação Ambiental em Investigações de Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 199–213. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4361

Edição

Seção

Artigos