A Dimensão Política da Educação Ambiental em Investigações de Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências
Palavras-chave:
Educação ambiental, Dimensão política da educação ambiental, Ensino de Ciências da Natureza, Pesquisa em ensino de Ciências da Natureza, Pesquisa em educação ambientalResumo
O presente texto tem como objetivo sistematizar resultados relacionados com a dimensão política da educação ambiental apresentada em artigos que estabelecem relações entre educação ambiental e o ensino das Ciências da Natureza, destacando aspectos em termos de democracia, cidadania e justiça social. Busca-se evidenciar o contexto da educação básica que tem sido privilegiado nessas pesquisas, tais como, áreas curriculares, temas ambientais, temas de estudo que têm sido selecionados pelos investigadores que se voltam para essa temática. As análises apontam certa predominância das perspectivas críticas em educação ambiental como referencial teórico. Por outro lado, constata-se que a dimensão política tem sido pouco considerada como foco de investigação e nas conclusões dos artigos analisados. Conclui-se, pela necessidade de maior explicitação sobre sentidos do que vem a ser a dimensão política da educação ambiental, pois por de trás dos consensos em torno dessa dimensão se escondem modelos de sociedade e de democracia que precisam ser discutidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.