Educar para a justiça social e ambiental: que questões pensar no contexto do ensino e da formação de professores de ciências?

Autores

  • Elizandra Rego de Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas
  • Nívia Magalhães da Silva Freitas Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará
  • Darlene Teixeira Ferreira Universidade Federal do Pará
  • José Alexandre da Silva Valente Escola de Aplicação Universidade Federal do Pará
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas Instituto de Educação Matemática e Científica

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Justiça social e ambiental, Cidadania, Democracia, Formação de Professores

Resumo

O cenário vigente na nossa sociedade, de um modo geral, tem apontado para crescentes desigualdades sociais e econômicas, fundamentados no modelo de desenvolvimento produtivo de corte neoliberal (capitalismo), apresentando, inclusive, desdobramentos para o campo ambiental. Em realidade, a maioria das sociedades aderiu à luta competitiva pela existência, acredita no progresso como crescimento econômico e tecnológico, supervaloriza a individualidade em detrimento das possibilidades de interações humanas, da solidariedade, da cooperação e de tantas outras características que nos tornam humanos. Ao considerarmos esse contexto, damo-nos conta de que os aspectos relativos à justiça social e ambiental são subteorizados ou pouco valorizados na educação em ciências, em todos os seus níveis. E, propomo-nos, neste ensaio, refletir sobre importantes questões relativas à justiça social e ambiental, em suas inter-relações com a cidadania, a democracia e os valores éticos na formação de sociedades mais justas.

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Publicado

2014-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educar para a justiça social e ambiental: que questões pensar no contexto do ensino e da formação de professores de ciências?. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 245-254. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4365