Educar para a justiça social e ambiental: que questões pensar no contexto do ensino e da formação de professores de ciências?
Palavras-chave:
Educação em Ciências, Justiça social e ambiental, Cidadania, Democracia, Formação de ProfessoresResumo
O cenário vigente na nossa sociedade, de um modo geral, tem apontado para crescentes desigualdades sociais e econômicas, fundamentados no modelo de desenvolvimento produtivo de corte neoliberal (capitalismo), apresentando, inclusive, desdobramentos para o campo ambiental. Em realidade, a maioria das sociedades aderiu à luta competitiva pela existência, acredita no progresso como crescimento econômico e tecnológico, supervaloriza a individualidade em detrimento das possibilidades de interações humanas, da solidariedade, da cooperação e de tantas outras características que nos tornam humanos. Ao considerarmos esse contexto, damo-nos conta de que os aspectos relativos à justiça social e ambiental são subteorizados ou pouco valorizados na educação em ciências, em todos os seus níveis. E, propomo-nos, neste ensaio, refletir sobre importantes questões relativas à justiça social e ambiental, em suas inter-relações com a cidadania, a democracia e os valores éticos na formação de sociedades mais justas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.