Constituição e Mobilização de Saberes Docentes: Perscrutando Práticas de Professores de Biologia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171157Palavras-chave:
Professor Biologia, Ensino Médio, Formação de Professores, Saberes docentes.Resumo
O presente estudo circunscreve-se no campo da epistemologia da prática e se justifica pela necessidade de apreender os processos de constituição profissional e de apropriação e mobilização de saberes dos professores, com vistas a analisar as práticas que se desenrolam no cotidiano das escolas e das salas de aula. No esforço de identificar as especificidades que caracterizam a prática de dois professores de Biologia no ensino médio, investigou-se como se constituem e mobilizam seus saberes docentes na confluência das experiências familiares, escolares, formativas e sociais. O caminho metodológico foi percorrido a partir da triangulação entre três procedimentos: a história de vida, a entrevista semiestruturada e a observação de aulas. Depreende-se, dos percursos desses professores, a influência de seus educadores ao longo da escolarização básica e superior. A experiência também ocupa lugar central na constituição de seus saberes enquanto professores de Biologia. No que concerne aos modos de mobilização de saberes, compreende-se que os percursos são muito particularizados em função,dentre outros fatores que apareceram menos evidentes, da fase em que se encontram na carreira. A professora experiente parece mobilizar saberes mais especificamente na gestão da classe, ao passo que o professor novato o faz na gestão da matéria. Ainda, evidencia-se que a prática destacada dos dois professores investigados é marcada pelo gosto de exercer a docência, por um profundo carinho pelos alunos, pela importância que atribuem ao ser professor, pela responsabilidade com que assumem a condução da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.