Diseño de Materiales para la Educación Científica Intercultural: El Cultivo de la Milpa en México como Ejemplo para el Diálogo
Palavras-chave:
científica intercultural, saberes tradicionales, grupos indígenas.Resumo
En este trabajo se desarrolla una propuesta para la construcción de materiales
educativos para la enseñanza de las ciencias que consideran de manera explícita la diversidad cultural. Se hace énfasis en la importancia de establecer relaciones entre los conocimientos científicos (escolares) y los conocimientos indígenas y tradicionales para fomentar el diálogo intercultural que permita el desarrollo de ciudadanos capaces de comprender el mundo y tomar decisiones que les permitan desarrollar su proyecto de vida. Se presentan criterios para el desarrollo de materiales educativos que promuevan el diálogo científico intercultural y se discute también cómo estos criterios se concretan alrededor de un fenómeno particular; en este caso, la siembra de la milpa en México. El ejemplo permite pensar en cómo ciertos contextos específicos y locales adquieren relevancia para la educación científica desde una perspectiva intercultural y dialógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.