Viés Alternativo Para a Compreensão do Mundo? Uma Análise da Percepção de Graduandos em Ciências Biológicas Sobre Pseudociência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u321341

Palavras-chave:

negacionismo científico, Pseudociência, formação inicial de professores

Resumo

A pseudociência é capaz de ludibriar até mesmo os indivíduos mais céticos devido à sua tática de mimetizar os processos das Ciências, desde simular uma metodologia e uma linguagem científica até induzir uma racionalidade. Diante disso, considerando essa artimanha das pseudociências, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre as características gerais da pseudociência, visto que esses discentes estão em processo de formação e poderão atuar no combate à frente anticiência. Para alcançar nosso objetivo, foi aplicado um questionário de concordância com uma escala do tipo Likert, e seus resultados foram analisados a partir do Ranking médio das respostas obtidas. Ao total, participaram 56 licenciandos e 32 bacharelandos. Os resultados da pesquisa demonstram que os discentes não diferenciam negacionismo científico de pseudociência e permanecem em um campo de neutralidade, ao lidar com o critério de falseabilidade para caracterizar as Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Lau Damasceno, UESC

raduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2021), Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UESC (2023). Fui Secretário de Ensino do Diretório Acadêmico de Biologia (2017 - 2019) gestões Mandacaru e Carcará respectivamente, bolsista de iniciação científica pela FAPESB (2017-2018) em que atuei na pesquisa sobre a Epidemiologia de Acidentes Escorpônicos em Itabuna e Ilhéus - Ba. Atuei também como Técnico administrativo da Coleção Mirmecologia da UESC/CEPLAC (2018-2019), fui membro voluntario no projeto de extensão Caminhão com Ciência da UESC (2016 - 2020), estagiário nível universitário do Colégio Estadual Enedina Oliva atuando nos projetos da área de Ciências da Secretária Estadual de Educação (2019 - 2021). Atualmente, Professor da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas e a Docência - GEPED/UESC , associado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC. Possuo interesse nas seguintes áreas: Ensino de Ciências por Investigação, Divulgação e popularização da Ciência, Educação Cientifica.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática; organização da prática pedagógica, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores. 

Referências

Baima, C. (2020, 17 de julho). O planalto do fracasso é o fracasso do Planalto na COVID-19.Revista Eletrônica Instituto Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2020/07/23/o-planalto-do-fracasso-e-o-fracasso-do-planalto-na-covid-19

Bolsonaro mente sobre Amazônia para investidores de Dubai — CartaExpressa. (2021, 15 de novembro). Carta Capital. https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/bolsonaro-mente-sobre-amazonia-para-investidores-de-dubai/

‌Borges, J. E. (2019). O que é a pós-verdade?: Elementos para uma crítica do conceito. Brazilian Journalism Research, 15(3), 524–545. https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1189

Bunge, M. (2017). O Realismo Científico de Mario Bunge. Revista de Filosofia Aurora, 29(46), 353–361.

Castro, R. F. (2015). O negacionismo do holocausto: pseudo-história e história pública. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 22(2), 5–12. https://doi.org/10.20396/resgate.v22i28.8645773

Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (2007). Metodologia Científica (5ª ed.). Prentice Hall.

Chalmers, A. F. (1993). O que é ciência afinal? (R. Fiker, Trad.). Brasiliense.

Pérez, D. G., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapu, A., & Praia, J. (2001). Para uma Imagem não Deformada do Trabalho Científico. Ciência & Educação (Bauru), 7(2), 125–153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

Feyerabend, P. K. (1989). Contra o método (Vol. 3). Francisco Alves.

Forato, T. C. M. (2019). História e Natureza das Ciências: Elementos Implementados na Formação de Professores. In A. P. B. Silva, & B. A. Moura (eds.), Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da Ciência para o ensino de Ciências (pp. 227–263). EDUEPB.

Gomes, S. F., Penna, J. C. B. D. O., & Arroio, A. (2020). Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), 26, e20018, 1–13. https://doi.org/10.1590/1516-731320200018

Knobel, M. (2008). Ciência e pseudociência. Física na Escola, 9(1), 6–9. http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/pseudociencia.pdf

Kuhn, T. (1978). Revoluções Científicas. Perspectiva.

Leal, H. M. (2023). Paul Feyerabend: Contextualização, Pluralidade, Relativismo E Realismo Na Ciência. Revista Instante, 5(2), 175–190. https://doi.org/10.29327/2194248.5.2-9

Livro revela que Trump minimizou intencionalmente gravidade da pandemia. (2020, 9 de setembro). Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/09/trump-admite-que-minimizou-intencionalmente-a-gravidade-da-pandemia.shtml

Longino, H. E. (1990). Science as social knowledge: Values and objectivity in scientific inquiry. Princeton university press.

Martins, A. F. P. (2007). História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24(1), 112–131. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056

Ministério da Educação (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf

Ministério da Educação (2020). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=153571-pcp014-20&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192

O escândalo da pseudociência na universidade pública. (2019, 17 de fevereiro). Revista Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/editorial/2019/02/17/o-escandalo-da-pseudociencia-na-universidade-publica

Orsi, C. (2018, 22 de novembro). Pseudociência: isso existe?. Revista Eletrônica Instituto Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2018/11/18/pseudociencia-isso-existe

Orsi, C, & Pasternak, N. (2020). Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância!. Editora Contexto.

Pilati, R. (2018). Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. Editora Contexto.

Popper, K. R. (1959). A Lógica da Pesquisa Científica (L. Hegenberg & O. S. da Mota, Trad.). Editora Cultrix.

Pseudociência: isso existe? (2018, 22 de novembro). Revista Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2018/11/18/pseudociencia-isso-existe

Reis, W. P. (2005). A pseudociência nas universidades brasileiras. In Conferência Iberoamericana sobre Pensamento Crítico (Vol. 1).

Ricardo Salles se reunirá com instituto que nega aquecimento global — Política. (2019, 12 de setembro). CartaCapital. https://www.cartacapital.com.br/politica/ricardo-salles-se-reunira-com-instituto-que-nega-aquecimento-global/

Sagan, C. (1996). O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Editora Companhia das Letras.

Saraiva, L. J., & Faria, J. D. (2–7 de setembro, 2019). A Ciência e a Mídia: A propagação de Fake News e sua relação com o movimento anti-vacina no Brasil. 42º Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação, Belém, Pará.

Souto, J. (2022, 23 de agosto). Estudos como “reiki por celular” podem desmoralizar instituições. Revista Questão de Ciência. https://revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2022/08/23/estudos-como-reiki-por-celular-podem-desmoralizar-instituicoes

Trujillo, F. (1974). Metodologia da ciência (2ª ed.). Kennedy.

Yamashita, M. (2022, 23 de agosto). “Pluralidade” não justifica promoção de pseudociência com dinheiro público. Revista Eletrônica Instituto Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2022/08/23/pluralidade-nao-justifica-promocao-de-pseudociencia-com-dinheiro-publico

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Damasceno, M. L., & Sedano, L. (2024). Viés Alternativo Para a Compreensão do Mundo? Uma Análise da Percepção de Graduandos em Ciências Biológicas Sobre Pseudociência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46907, 1–21. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u321341

Edição

Seção

Artigos