Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 24 (2024): Janeiro-Dezembro
v. 24 (2024): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2024-01-31
Diálogos com Autores e Leitores
Sobrevivemos a Pandemia de COVID-19: Alguns Apontamentos Para Não Esquecermos
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
e51842, 1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u343348
Editorial
SEGUIMOS, COM RESPEITO E ESPERANÇA, CONFIANTES NO FUTURO
Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani
e51436, 1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u189194
WE KEEP GOING, WITH RESPECT AND HOPE, CONFIDENT ABOUT THE FUTURE
Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani
e52088, 1-6
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u349354
Artigos
A Prática de Docentes Universitários no Ensino de Botânica Para a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza
Rafaella Migliavacca Marchioretto, Maria Cecilia de Chiara Moço
e46231, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u126
Plataformização da Verdade: Os Grupos Discursivos Sobre Vacinação Contra COVID-19 no Twitter
Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio
e47798, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u2747
Platformization of Truth: Covid-19 Vaccination Discursive Groups on Twitter
Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio
e51266, 1-21
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u4969
A Ecologia na Disciplina Escolar Biologia no Ensino Secundário em Pernambuco: Do Currículo Mínimo ao Novo Ensino Médio
Gilmar Beserra de Farias
e46456, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u7193
Ensino de Ciências por Investigação e Questões Sociocientíficas em Sala de Aula: Conexões a Partir da Análise de Práticas Epistêmicas
Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça
e47892, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u95123
Inquiry-based Science Teaching and Socioscientific Issues in the Classroom: Connections Based on the Analysis of Epistemic Practices
Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça
e51371, 1-29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u125153
The Photon is Naked: The Role of Textbook in the Building of a Common World
Pedro Antônio Viana Vazata, Paula Malcum Trein, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann
e46039, 1-34
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u155188
Diabetes Tipo II en Poblaciones Vulnerables: Reflexiones en Torno al rol del Estado y la Formación Docente
Andrea Revel Chion
e47737, 1-16
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u195210
Diabetes Type II in Vulnerable Populations: Reflections on (Upon) the Role of the State and the Relevance of the Issue in Teacher Training College
Andrea Revel Chion
e51552, 1-15
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u211225
A Escolha da Pesquisa em Epistemologia da Biologia: Diálogo Entre Mônadas de Professores Pesquisadores
Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina
e47645, 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u227248
The Choice of Research in Epistemology of Biology: Dialogue Between Monads of Research Professors
Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina
e51554, 1-21
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u249269
Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura
Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari
e45554, 1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u271295
Science Popularization in the Science, Technology and Society Perspective: A Literature Review
Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari
e51863, 1-24
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u297320
Viés Alternativo Para a Compreensão do Mundo? Uma Análise da Percepção de Graduandos em Ciências Biológicas Sobre Pseudociência
Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano
e46907, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u321341
Manifestações de Sexismo em Aulas de Ciências em Decorrência do Humor Como Estratégia Pedagógica
Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Silvania Sousa do Nascimento
e48965, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u355377
Manifestations of Sexism in Science Classes as a Result of Humor as a Pedagogical Strategy
Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Silvania Sousa do Nascimento
e52484, 1-23
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u403425
O Estágio Supervisionado e a (Trans)Formação do Conhecimento Didático do Conteúdo de Docentes de Química em Formação
Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza
e51177, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u379402
Não Tem Saída Fácil: Tensão Entre Autonomia Epistêmica e Confiança na Ciência Como Caminho Para a Educação em Ciências Contemporânea
Eduardo Gois, Nathan Willig Lima, Andreia Guerra de Moraes
e49070, 1-64
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u427490
Princípios Epistemológicos, Sociopolíticos e Psicopedagógicos do Ensino de Ciências por Investigação
Rafael Pedroso de Morais, Amadeu Moura Bego
e47885, 1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u491524
Integração de Conhecimentos de Ensino de Ciências Naturais Para uma Educação em Saúde Planetária: Estudo em uma Comunidade Ribeirinha da Amazônia
Paula Regina Humbelino de Melo, Pericles Vale Alves, Tatiana Souza de Camargo
e48505, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u525547
Integrating Natural Science Teaching Knowledge for Planetary Health Education: A Study in a Riverside Community in the Amazon
Paula Regina Humbelino de Melo, Pericles Vale Alves, Tatiana Souza de Camargo
e52805, 1-22
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u549570
Design Thinking Como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Química Sustentável no Ensino Médio
Rhaysa Myrelle Farias do Nascimento, Bruno Silva Leite
e51171, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u571593
Contribuições Freireanas Sobre Conhecimentos Científicos e Tecnológicos Para a Educação em Ciências da Natureza
William Rossani dos Santos, Isabela Custódio Talora Bozzini, Anselmo Calzolari
e48118, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u595623
Avanços, Desafios e Potencialidades: A Trajetória dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no Olhar da Pesquisa
Douglas Grando de Souza, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
e51277, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u625655
A Inclusão de Estudantes no Espectro Autista em Aulas de Ciências: Uma Análise a Partir da Perspectiva Histórico-Cultural
Joanna de Paoli, Patrícia Fernandes Lootens Machado
e51066, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u657684
Fundamentos Anticoloniais da Didática Histórico-Crítica Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas Aulas de Química: Abrindo Caminhos
Pedro Magalhães, Hélio da Silva Messeder Neto
e51504, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u685711
A Curadoria do Museu Game Ciência Para Divulgação Científica na Dimensão Sociocultural
Genildo Viana do Nascimento, Hawbertt Rocha Costa
e51085, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u713738
Mulheres Cientistas nos Livros Didáticos de Ciências do Brasil no Século XXI
Hylio Lagana Fernandes, Angélica Felício Costa
e48227, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u739764
Sob uma Perspectiva Decolonial: Análise de Unidades de História e Natureza da Ciência de Livros Didáticos do PNLD 2021
Luely Miguel Pereira, Stefannie de Sá Ibraim
e51464, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u765793
Da Leitura da Realidade à Ação Problematizadora: Uma Análise do Nível de Consciência no Desenvolvimento do Pensamento Crítico
Marcia Gorette Lima da Silva, Anna Marbà-Tallada, Conxita Marquez Bargalló
e51094, 1-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u795829
Desde la Lectura de la Realidad a la Acción Problematizadora: Un Análisis del Nível de Consciencia en el Desarrollo del Pensamiento Crítico
Marcia Gorette Lima da Silva, Anna Marbà-Tallada, Conxita Marquez Bargalló
e54106, 1-35
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u831865
Aspectos Científicos Implícitos na Obra O Quinze de Rachel de Queiroz: Aplicações na Educação em Ciências
Camila de Farias Vieira, Natália Pereira de Almeida Nogueira, Magui Aparecida Vallim da Silva, Andréa Carla de Souza Góes
e52275, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u867890
A Investigação Temática Como Caminho Para a Alteridade na Educação em Ciências
Patrícia de Jesus Santos, Andresa de Jesus dos Santos, Polliane Santos de Sousa, Simoni Tormöhlen Gehlen
e51221, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u891922
Actitudes Relacionadas con el Consumo Sustentable de Estudiantes de Secundaria: Una Revisión Sistemática
Isabel Lara-Espinosa
e52649, 1-24
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u923946
Abordagens da Diferença Cultural na Pesquisa em Educação em Ciências
Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
e51099, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u947975
A Tematização da Prática na Formação Continuada de Professores de Ciências de uma Escola de Ensino Integral
Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin, Thaís Gimenez da Silva Augusto
e52165, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u9771003
The Thematization of Practice in the Continuos Training of Science Teachers at a Full-Time School
Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin, Thaís Gimenez da Silva Augusto
e54843, 1-25
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10051029
Expectativas Sócio-Geográficas dos Professores Sobre Alunos em Aulas de Química em Escolas do Programa de Ensino Integral Paulista
Matheus dos Santos Barbosa da Silva, Linda Rodrigues Alves, Ana Cláudia Kasseboehmer
e51491, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10311058
A Reforma do Ensino Médio em Consonância com as Mudanças do PNLD: A Desarticulação de Conceitos Científicos na Disciplina de Química
Angela Daiane de Lima Rodrigues, Josivânia Marisa Dantas
e52124, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10591087
The Reform of High School in Line With the Changes of the PNLD: The Disarticulation of Scientific Concepts in the Discipline of Chemistry
Angela Daiane de Lima Rodrigues, Josivânia Marisa Dantas
e55810, 1-29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u11811209
Um Professor Indígena a Menos nas Ciências da Natureza: Uma Análise Antirracista das Razões do Abandono de Um Curso de Licenciatura em Biologia
Regiane Lopes dos Santos, Paulo Lima Junior, Adriano Dias Gomes Karajá
e52710, 1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10891124
One Less Indigenous Teacher in the Natural Sciences: An Anti-Racist Analysis of the Reasons for Abandoning an Undergraduate Course in Biology
Regiane Lopes dos Santos, Paulo Lima Junior, Adriano Dias Gomes Karajá
e55491, 1-35
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u11251159
Água e Vida no Sertão Nordestino: Narrativas (Auto)Biográficas e Literatura das Secas Como Caminhos Decoloniais na Educação em Ciências
Alessandro Tomaz Barbosa
e51768, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u11611180
Perfil Epistemológico e Perfil Conceitual: Usos, Abusos e Confusões?
Fernanda Karolaine Dutra da Silva, Vitória Schiavon da Silva, Alessandro Cury Soares, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza
e53905, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12111241
Epistemological Profile and Conceptual Profile: Uses, Abuses, and Confusion?
Fernanda Karolaine Dutra da Silva, Vitória Schiavon da Silva, Alessandro Cury Soares, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza
e56070, 1-29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12431271
Avaliação Qualitativa da Pós-Graduação na Área de Ensino: Qualidade dos Dados e Desafios na Modalidade Profissional
Rosana Aparecida Salvador Rossit, Cleidilene Ramos Magalhães, Ivanise Maria Rizzatti, Giselle Rôças
e53972, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12731296
Qualitative Assessment of Graduate Courses in the Field of Education: Data Quality and Challenges in the Professional Modality
Rosana Aparecida Salvador Rossit, Cleidilene Ramos Magalhães, Ivanise Maria Rizzatti, Giselle Rôças
e56474, 1-24
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12971320
Avaliadores e Avaliadoras que Contribuíram com a RBPEC em 2024
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u13211324
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários