Brinquedos e Brincadeiras na Educação em Ciências: Um Olhar para a Literatura da Área no Período de 1997 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181179

Palavras-chave:

Jogos, Brinquedos, Educação em Ciências, Ensino Fundamental.

Resumo

Apresentamos uma revisão de literatura dos artigos que tratam das atividades lúdicas, publicados nos anais dos Encontros de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), no período de 1997 a 2017, para compreender como os brinquedos e as brincadeiras são tratados nessas publicações – particularmente, aqueles voltados para o Ensino Fundamental. Para selecionar os trabalhos, utilizamos mecanismos de busca eletrônica disponibilizados nos anais das edições do ENPEC e nas publicações da RBPEC por meio dos títulos e palavras-chave. Para analisar os dados, elaboramos uma categorização que classifica jogo como um objeto que possui regras rígidas, definidas a priori e independentes do sujeito que joga, e brinquedo como um objeto com regras mais flexíveis e elaboradas pelo sujeito que brinca. Nossos resultados mostram que a maioria dos trabalhos analisados foi classificada na modalidade jogo, indicando que os brinquedos e brincadeiras são ainda pouco explorados no contexto deste estudo. Além disso, os trabalhos que priorizam investigar o processo de elaboração e/ou participação em atividades lúdicas obtiveram informações mais detalhadas, que auxiliam na interpretação e compreensão do papel dessas atividades no ensino de Ciências. Entretanto, em alguns trabalhos, a atividade lúdica é considerada eficiente e suficiente por si só, e as informações obtidas por meio da investigação do processo de aplicação são usadas principalmente para confirmar a efetividade pedagógica do produto, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a relação processo/produto nas pesquisas sobre brinquedos e brincadeiras na Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner da Cruz Seabra Eiras, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Licenciado em Física (1990), possui especialização em Educação para a Ciência (1997) e Mestrado em Educação (2003), todos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é professor efetivo de Física do Departamento de Educação e Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em Ciências no Ensino Fundamental, brinquedos científicos, ensino de Física e formação de professores.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas e em Física (1996) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga, possui especialização em Ensino de Ciências (1998) pelo CECIMIG/UFMG, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde é líder do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF e coordenador do Polo 24 do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, brinquedos científicos, ensino de física, formação de professores, grupos colaborativos de professores, tradição e inovação no ensino, pesquisa colaborativa e educação CTS.

Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2005) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológia também pela UFSC (2009). Foi professora de química no ensino médio na rede de educação do Estado de Santa Catarina, professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC , professora Adjunta no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa e atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisa Co(m)textos cadastrado no CNPq.

Referências

Almeida, J. A., Barbosa, E., & Medeiros, A. J. G. (1997). A física dos brinquedos. In Anais I Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (p. 609). Águas de Lindóia, SP.
Almeida, C. M. M., Lopes, P. T. C., & Dal-Farra, R. A. (2013). O lúdico como prática pedagógica no ensino de ciências: jogo didático sobre sistema esquelético. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–7). Águas de Lindóia, SP.
Anjos, J. R., & Serrano, A. (2017). Uso de linguagem de programação e atividades lúdicas como suporte para o ensino do conceito de gravidade no ensino fundamental. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Florianópolis, SC.
Bardi, J., & Campos, L. M. L. (2005). Orientação sexual na séries iniciais do ensino fundamental. In Anais V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Bauru, SP.
Benjamin, W. (2009). Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (2ª ed.). São Paulo, SP: Duas Cidades.
Brougère, G. (2001). Brinquedo e Cultura. São Paulo, SP: Cortez.
Cavalcanti, K. M. P. H. Guimarães, C. C., Barbosa, E. L.C. M., & Sério, S. S. (2013). Ludo Químico: um jogo educativo para o ensino de química e física. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Chaves, A., & Shellard, R. C. (2005). Pensando o futuro: O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física.
Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Damasceno, M. T. S., & Marin, Y. A. O. (2017). O jogo como ferramenta para o ensino e motivador da aprendizagem de conceitos associados ao tema citologia no Ensino Fundamental. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–9). Florianópolis, SC.
Eiras, W. C. S. (2017). A brincadeira na educação em ciências no ensino fundamental: uma revisão bibliográfica. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–10). Florianópolis, SC.
Eiras, W. C. S., & Menezes, P. H. D. (2015). Capacitação e prática docente no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma relação necessária. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Ferreira, C. P., & Meirelles, R. M. S. (2015). Avaliação da metodologia participativa na elaboração de um jogo: uma forma de trabalhar com a transversalidade construindo conhecimento e contribuindo para a promoção da saúde. (2015). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 15 (2), pp. 275–292.
Ferreira, C. P., & Meirelles, R. M. S. (2007). Elaboração de atividade lúdica relacionada ao tema água e saúde com a metodologia participativa. In Anais VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Florianópolis, SC.
Figueiredo, A. F., Neto, Gomes, A. A., Augusta, B. G., Mamede, R. F. S., Rodrigues, J., & Friolani, P. (2011). Brinca Ciência: Um Ensaio Lúdico Educativo Sobre Ciência e Tecnologia na Escola Pública do Município de Santo André. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Campinas, SP.
Faria, R. L., & Schuvartz, M. (2011).Possibilidades lúdicas em um espaço de educação não formal. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Campinas, SP.
Fontoura, M. T. S., Lima, R. F., Santos, A. S., & Pereira, R. M. M. (2009). Aplicabilidade de jogos educativos com alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. In Anais VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–6). Florianópolis, SC.
Fraga, V. M., Pery, L. C., & Nunes, W. V. (2011). Ludicidade no estudo da velocidade escalar média: uma proposta de atividade com simuladores de corrida comerciais. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Campinas, SP.
Freitas, S. A., & Andrade, A. S., Neto. (2017). Utilização do jogo Angry Birds Space para o ensino de física no ensino fundamental. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–9). Florianópolis, SC.
Garcia, L. F. C., & Nascimento, P. M. P. (2017). O jogo didático no ensino de ciências: uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano”. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–11). Florianópolis, SC.
Gondin, C. M. M., & Machado, V. M. (2015). Uma organização praxeológica: construção coletiva de um jogo sobre os ciclos biogeoquímicos. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Herrera, M. P. M. (2015). O jogo como um recurso no processo de ensino e aprendizagem de biologia. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Hirsh-Pasek, K., & Golinkoff, R. M. (2008). Why play=learning. In Tremblay, R., Boivin, M., Petes R. (eds). Encyclopedia on Early Childhood Development. Recuperado de http://www.child-encyclopedia.com/documents/Hirsh-Pasek-GolinkoffANGxp.pdf.
Huizinga, J. (2014). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura (8ª ed.). São Paulo, SP: Perspectiva.
Joucoski, E., Serbena, A. L., Melo, C. C., Zanon, E. K., Santos, J., Chaves, R. K.C., & Reis, R. A. (2011). A construção dos jogos didáticos de cartas colecionáveis como instrumento de divulgação científica no programa de extensão LabMóvel. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–13). Campinas, São Paulo.
Kishimoto, T. M. (2011). Jogo e a educação infantil. In T. M. Kishimoto (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. (pp. 15–48). São Paulo, SP: Cortez.
Kraetzig, S. M. M., & Amorim, M. A. L. (2001). Investigando o jogo como recurso didático no ensino de ciências/biologia. In Anais III Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (p. 1). Atibaia, SP.
Magno, C. M. V., & Almeida, A. C. P. C. (2015). Ludicidade e CTS no ensino de ciências na educação básica de ribeirinhos na Amazônia. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Massoni, N. T. (2017). Projeto de pesquisa em educação: importância, elaboração e cuidados. In Moreira, M. A., & Massoni, N. T. Pesquisa qualitativa em educação em ciências: Projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada, redação científica. (pp. 25–70). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Matos, S. A., Giusta, A. S., & Sabino, C. V. S. (2007). Análise da eficácia do jogo dos quatis no ensino de ecologia na 5ª série do ensino fundamental. In Anais VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Florianópolis, SC.
MEC. Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Menezes, J. E., Santos, V. B., Jr., Silva, R. S., Magalhães, J. M. C., & Xavier, M. C. S. (2007). Jogos e ciências em interdisciplinaridade na perspectiva dos temas transversais: exemplos dos puzzles com fósforos. In Anais VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Florianópolis, SC.
Menezes, P. H. D., Mattoso, V. C., & Miranda, L. M. (2015). Entre o lúdico e o didático: o que se aprende com brinquedos científicos. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Messeder, H. S., Neto, & Moradillo, E. F. (2013). Ludicidade na perspectiva sociocultural: contribuições para o ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Moreira, L., Abreu, T. B., Leal, A. P., & Ramos, V. M. (2011). O jogo simbólico na educação científica. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Campinas, SP.
Nicácio, S. V., & Almeida, A. G. (2017). Uso de jogo educacional no ensino de ciências: uma proposta para estimular a visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–10). Florianópolis, SC.
Oda, W. (2013). O que há de Science no Chico Science?. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Oliveira, B. J. (2007). O profeta e o cientista: jogadas da ciência em sociedade. In Anais VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–7). Florianópolis, SC.
Oliveira, G. P., Carvalho, S. N., & Góes, A. C. S. (2011). Células-tronco no reparo tecidual e sua representação em jogo didático: rompendo paradigmas no ensino de biotecnologia. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–11). Campinas, SP.
Oliveira, T. F, Soares, M. S., Cunha, R. A., & Monteiro, S. (2008). Educação e controle da esquistossomose em Sumidouro (RJ, Brasil): avaliação de um jogo no contexto escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 8(3), 1–18.
Oliveira, T. F., & Monteiro, S. (2005). Prevenção da esquistossomose no contexto escolar: avaliação de materiais educativos como uma forma de investigação (Sumidouro, RJ). In Anais V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (p. 1). Bauru, SP.
Ramos, R. A., Tanaka, A, L. D., & Anic, C. C. (2013). Tendências investigativas para o ensino de Ciências: uma proposta lúdica para o ensino da temática alimentação. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Rosse, C. G., Spiegel, C. N., & Luz, M. R. M. P. (2015). Cooperação ou torneio? O sucesso de diferentes estratégias de ensino no jogo” fome de Q?”. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Santana, E. M., & Rezende, D. B. (2007). A influência de jogos e atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de química. In Anais VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Florianópolis, SC.
Santos, G. S., Luz, M. R. M. P., & Oliveira, M. F. A. (2013). Ensino em biociências e saúde: o exemplo de uma atividade lúdica sobre perfil alimentar. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Santos, G. S., & Oliveira, M. F. (2015). Na trilha dos nutrientes: jogo didático voltado para o ensino de nutrição em turmas do 8o ano do ensino fundamental. In Anais X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Santos, J., Magalhães, V. L., & Gois J. (2009). Uma forma lúdica de ensinar ciências para crianças do ensino fundamental. In Anais VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (1–6). Florianópolis, SC.
Silva, R. M. L., Silva, J. R. L., Mise, Y. F., Dores, J. L. R., & Araújo, B. R. N. (2011). Ludicidade e ciência: produção e divulgação de jogos sobre ciências em um espaço de ensino não-formal. In Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–11). Campinas, SP.
Silva, T. M. F., & Mesquita, N. A. S. (2013). Formação continuada de professores de ciências na educação a distância: instrumentação por meio lúdico. In Anais IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Águas de Lindóia, SP.
Souza, D. C., & Nascimento, A. F., Jr. (2005). Jogos didático-pedagógicos ecológicos: uma proposta para o ensino de ciências, ecologia e educação ambiental. In Anais V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Bauru, SP.
Souza, E. J., Yoshimura, M.T. S., Patrícia, P., & Testoni, L. A. (2017). O jogo do perito: uma proposta investigativa para o ensino de ciências utilizando elementos de física forense. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–10). Florianópolis, SC.
Souza, J. S., & Rizzatti, I. M. (2017). Análise de conversas de aprendizagem estimuladas por meio do jogo experimental “Na trilha da ciência”. In Anais XI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–8). Florianópolis, SC.
Veraszto, E. V., Silva, D., Yamamoto, A. C. I., Simon, F. O., Miranda, N. A., & Cunha, A. M. (2005). Uma alternativa para alfabetização tecnológica desde as séries iniciais do ensino fundamental. In Anais V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1–12). Bauru, SP.
Vigotski, L. S. (2008, Junho). A brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. (Prestes, Z., Trad.). Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, (8), 23–36. Recuperado de https://isabeladominici.files.wordpress.com/2014/07/revista-educ-infant-indic-zoia.pdf
Vigotski, L. S. (2000). A formação social da mente (6ª ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Eiras, W. da C. S., Menezes, P. H. D., & Flôr, C. C. C. (2018). Brinquedos e Brincadeiras na Educação em Ciências: Um Olhar para a Literatura da Área no Período de 1997 a 2017. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 179–203. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181179

Edição

Seção

Artigos