A Reforma do Ensino Médio em Consonância com as Mudanças do PNLD: A Desarticulação de Conceitos Científicos na Disciplina de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10591087

Palavras-chave:

PNLD, reforma do ensino médio, Ciências da Natureza, Química

Resumo

No âmbito do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, os livros concernentes à área de Ciências da Natureza eram divididos por disciplinas: Química, Física e Biologia. Após a reforma do Novo Ensino Médio (NEM), o PNLD de 2021 prevê a junção dessas disciplinas em um único livro didático. Assim, examinou-se, de modo articulado, a disposição de conceitos científicos presentes nos livros de Química do PNLD do ano 2018 (pré-reforma), em comparação com os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo PNLD em 2021 (pós-reforma), no intuito de evidenciar as mudanças decorrentes do NEM para a área e as possíveis implicações dessas alterações no Ensino de Química, resultantes dessa nova organização curricular. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem qualitativa de cunho documental, perfazendo um estudo de natureza exploratória. Para isso, foram selecionadas, para análise, duas coleções de livros aprovadas pelo PNLD em 2018 e 2021. A análise de conteúdo foi utilizada como método analítico. Utilizaram-se quatro categorias como parâmetros, sendo duas a priori, abordagem conceitual simples e abordagem conceitual ampla; e duas a posteriori, abordagem parcialmente simples e abordagem parcialmente ampla. A predominância da categoria conceitual ampla no ano 2018, contrastada com a notável redução dessa categoria nos exemplares de 2021, sugere a necessidade de investigações mais aprofundadas em outras unidades temáticas e coleções de Ciências da Natureza. Tais estudos poderiam reunir evidências adicionais sobre a falta de conceitos científicos fundamentais, os quais podem ter impacto na formação cidadã dos estudantes no contexto do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Josivânia Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos, solubilidade de compostos iônicos, rejeitos químicos e CTS. Possui experiência docente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química, Orienta os estágios supervisionados e atua na Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Rodrigues, A. D. de L., & Dantas, J. M. (2024). A Reforma do Ensino Médio em Consonância com as Mudanças do PNLD: A Desarticulação de Conceitos Científicos na Disciplina de Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e52124, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u10591087

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Artigos