Avaliação Qualitativa da Pós-Graduação na Área de Ensino: Qualidade dos Dados e Desafios na Modalidade Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12731296

Palavras-chave:

estudo de avaliação, ensino, pós-graduação, qualidade dos dados

Resumo

A reestruturação da Ficha de Avaliação da pós-graduação na Área de Ensino apresentou mudanças decorrentes da ampliação de indicadores qualitativos no processo geral de avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs). A análise por pares é a modalidade instituída pela CAPES para avaliação dos programas, tendo como diretriz a reflexão formativa, que contribui para o feedback necessário ao aperfeiçoamento de processos e procedimentos de ensino. Nas comissões, os consultores trabalham conjuntamente na elaboração e/ou detalhamento dos critérios para subsidiar a organização do trabalho e o delineamento das estratégias avaliativas. A partir da Avaliação Quadrienal 2017–2020, surgiram inquietações sobre o que os PPGs, na modalidade profissional da Área de Ensino, têm priorizado para valorizar a qualidade das informações inseridas no relatório do Coleta de Dados da CAPES. Neste contexto, este artigo, em formato de ensaio, adota a natureza teórico-descritiva para refletir sobre o significado de cada parte da Ficha de Avaliação, e tem como objetivo contribuir com a avaliação inerente à realidade dos programas e suas práticas formativas e de pesquisa, valorizando sua inserção, modalidade e vocação, em consonância com os critérios da Área de Ensino. Com base na experiência das autoras no processo avaliativo desenvolvido no último quadriênio, discutem-se os critérios adotados que balizam o trabalho de avaliação, com contribuições para a melhoria dos programas. 

Biografia do Autor

  • Rosana Aparecida Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo, Instituto Saúde e Sociedade, Santos, São Paulo, Brasil.

    Doutora, Pós-Doutora em Ensino na Saúde, Professora Sênior da Universidade Federal de São Paulo, Instituto Saúde e Sociedade, Santos, São Paulo, Brasil.

  • Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Doutora, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista/Roraima, Brasil

    Doutora, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista/Roraima, Brasil.

  • Giselle Rôças, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

    Doutora, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2024-12-12

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Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação Qualitativa da Pós-Graduação na Área de Ensino: Qualidade dos Dados e Desafios na Modalidade Profissional. (2024). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e53972, 1-24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12731296

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