Ensino de Ciências Como Prática Social no Currículo de Referência Mineiro: Uma Análise da Unidade Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u321350Palavras-chave:
currículo oficial, diretrizes para o ensino de ciências, domínios do conhecimento científico, educação básicaResumo
O Currículo de Referência de Minas Gerais (CRMG) reforça diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que remetem ao reconhecimento da ciência como um conhecimento social. Isso levanta questões sobre se e como um currículo derivado da BNCC pode favorecer a promoção do ensino de ciências como prática social. Para responder a essa questão, realizamos a identificação e caracterização dos domínios conceitual, epistêmico, social e material do conhecimento científico nas habilidades propostas para Unidade Temática de Ciência e Tecnologia, incluída no CRMG a fim de promover a compreensão do que é ciência e de seus modos de produção. A pesquisa tem caráter qualitativo e parte da categorização de habilidades, a partir de uma rubrica de análise baseada em referenciais sobre os domínios do conhecimento, seguida da descrição de como essas podem fomentar a compreensão das ciências como prática social. Os resultados indicam a prevalência do domínio conceitual sobre os demais e a desarticulação entre domínios, de modo que a criação da unidade parece não atingir o objetivo proposto. Como implicações do estudo, defendemos que a aproximação entre estudantes e processos investigativos no ensino de ciências demanda a articulação entre os domínios nas expectativas de aprendizagem propostas em currículos oficiais. Isso contrasta com a criação de unidades centradas na compreensão da atividade científica, que parecem reforçar a concepção de prática como conceito e de unicidade das ciências.
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