CTSA no Ensino de Ciências: Uma Revisão Sistemática das Propostas Educacionais Presente na Literatura
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u161187Palavras-chave:
CTSA, Ensino de Ciências, formação crítica e reflexiva, revisão sistemática, método PRISMAResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de ensino baseadas na abordagem CTSA para o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental a partir da revisão sistemática da literatura. A sistematização ocorreu com base nas publicações indexadas no Portal de Periódicos CAPES, aplicando os parâmetros e procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), que resultaram em um corpus de 29 artigos que descrevem propostas centralmente para abordagem CTSA. Os principais resultados indicam que existem dificuldades relacionadas à indisciplina dos alunos, à falta de tempo para planejamento e à resistência ao uso de novas metodologias. A abordagem CTSA apresenta vantagens significativas, como o fortalecimento do pensamento crítico, a promoção de uma aprendizagem contextualizada e a interdisciplinaridade. As implicações da pesquisa sugerem que a adoção da abordagem CTSA pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos, a superação das barreiras estruturais e pedagógicas é essencial para a implementação eficaz dessa abordagem. Ainda se mostra necessário pensar a formação de professores e o desenvolvimento de novas práticas adotadas ou o aprimoramento de práticas existentes com foco em CTSA na Educação Básica.
Downloads
Referências
Andrade, E. C. P., & Carvalho, L. M. (2002). O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), 8(2), 167–185. https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200003
Auler, D. (2007). Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Texto e Educação, 22(77), 167–188. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bouzon, J. D., Brandão, J. B., Santos, T. C., & Chrispino, A. (2018). O ensino de química no ensino CTS brasileiro: uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos. Química Nova na Escola, 40(3), 214–225. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160126
Castro, G. A. M., Santo, C. F. A. E., Barata, R. C., & Almouloud, S. A. (2020). Desafios para o professor de ciências e matemática revelados pelo estudo da BNCC do ensino médio. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 15(2), 1–31. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73147
Chrispino, Á. (2018). Introdução aos enfoques CTS–Ciência, Tecnologia e Sociedade – na educação e no ensino. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 1070–1071.
Creswell, J., & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage.
Décio, A., & Bazzo, W. A. (2001). Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, 7(1), 1–13. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001
Dionor, G. A. (2018). Propostas de ensino baseado em questões sociocientíficas: uma análise sistemática da literatura acerca do ensino de ciências na educação básica (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia). Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25700
Elstein A. S., Cadmus, C., Pitkin, R., Mundy, D., & McDowell, C. (1998). Salami science: Are we still allowing it. CBE VIEWS, 21(6), 200.
Fazenda, I. C. A. (2002). Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. Loyola.
Fernandes, I. M. B., Pires, D. M., & Delgado-Iglesias, J. (2018). Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência & Educação (Bauru), 24(4), 875–890. https://doi.org/10.1590/1516-731320180040005
Ferreira, L. N. A., & Queiroz, S. L. (2012). Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: Uma Revisão. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1), 3–31. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695/
Ferri, J., Freitas, C. C. G., & Rosa, S. S. (2018). A temática CTS na educação tecnológica. Tecnologia e Sociedade, 14(33), 270–288. https://doi.org/10.3895/rts.v14n33.6729
Freitas, L. M., & Ghedin, E. (2015). Pesquisas sobre Estado da Arte em CTS: Análise Comparativa com a Produção em Periódicos Nacionais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(3), 3–25. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p3
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Hansen, T. R., Marsango, D., & Santos, R. A. (2021). A presença da não neutralidade da ciência-tecnologia em literatura sobre a educação básica. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 16(2), 238–254. https://doi.org/10.14483/23464712.15823
Karasek, J., & Nobre, S. B. (2019). O ensino da biologia celular na perspectiva da abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Pesquisa em Foco, 24(2), 15–24. https://doi.org/10.14483/23464712.15823
Koepsel, R. (2003). CTS no Ensino Médio: Aproximando escola e sociedade (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84764
Linsingen, I. V. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Revista Ciência & Ensino, 1(spe), 1–19.
López, J. L. L., & Cerezo, J. A. L. (1996). Educación CTS en acción: enseñanza secundaria y universidad. In M. I. G. García, J. A. L. Cerezo, & J. L. L. López (Org.), Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Editorial Tecnos S. A.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Pedagógica e Universitária.
Marcondes, F. K., Moura, M. J., Sanches, A., Costa, R., Lima, P. O., Groppo, F. C., Amaral, M. E., Zeni, P., Gaviao, K. C., & Montrezor, L. H. (2015). A puzzle used to teach the cardiac cycle. Advances in Physiology Education, 39(1) 27–31. https://doi.org/10.1152/advan.00116.2014
Marcondes, M. E. R., do Carmo, M. P., Suart, R. C., da Silva, E. L., Souza, F. L., Santos Jr, J. B., & Akahoshi, L. H. (2009). Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, 14(2), 281–298. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/359/226
Mello, L., & Guazzelli, I. (2011). A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 4(1), 22–41. https://doi.org/10.3895/S1982-873X2011000100002
Membiela, P. (2005). Reflexión desde la experiencia sobre la puesta en práctica de la orientación ciencia-tecnología-sociedad en la enseñanza científica. Educación Química, 16(3), 404–409. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2005.3.66103
Membiela, P. (2001). Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-TecnologíaSociedad. Narcea. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2005.3.66103
Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., & Grupo PRISMA-P. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015. Systematic Reviews, 4(1). https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & Grupo PRISMA. (200) Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
Monteiro, I. G. S., & Sá, R. A. (2023). Inserção da abordagem CTSA no curso de química/licenciatura e na escola de educação básica em Caruaru-PE. International Journal Education and Teaching (PDVL), 6(3), 81–98.
Moraes, J. U. P., & Araújo, M. S. T. (2012). O ensino de Física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. Editora Livraria da Física.
Nascimento, F., Fernandes, H., & Mendonça, V. (2010). O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, 10(39), 225–249. https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728
Paiva, E. D. (2014). Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (Parte 2): o fenômeno ‘salami science’. Online Brazilian Journal of Nursing, 13(2), 125–128. https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4727
Palacios, E. M. G., Galbarte, J. C. G., & Bazzo, W. (2003). Introdução aos estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade. Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Phelan, T. W., & Schounour, S. J. (2009). 1, 2, 3 – Mágica para professores – disciplina efetiva em sala de aula. Artmed.
Pinheiro, N. A. M. (2005). Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio CientíficoTecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921
CAPES. (2020). Portal de Periódicos CAPES. https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html
Rodríguez, A. S. M., & Del Pino, J. C. (2019). O enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 90–119. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p90
Roso, C. C., & Auler, D. (2016). A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação, 22(2), 371–389. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007
Santos, M. E. V. M. (2005). Cidadania, Conhecimento, Ciência e Educação CTS. Rumo a novas dimensões epistemológicas. Revista Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS, 2(6), 137–157. https://www.redalyc.org/pdf/924/92420606.pdf
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 1–23. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
Santos, W. L. P., & Schnetzler, R. P. (2003). Educação em Química – compromisso com a cidadania. Ijuí.
Silva, A. F., Ferreira, J. H., & Viera, C. A. (2017). O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, 7(2), 283304. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id314
Silva, B. F. P. P., Vargas, V. B., Cansan, T. C. S., & Oliveira, E. C. (2022). Science teaching with a CTS focus in the final years of elementary school: a literature review (2000–2021). Research, Society and Development, 11(7), e10611729741. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29741
Silva, E. L., & Marcondes, M. E. R. (2015). Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação, 21(1), 65–83. https://doi.org/10.1590/1516-731320150010005
Silva, M. A. F. B., Melo, T. B., Bock, B. S., & Chrispino, A. (2015). A contribuição da construção social da tecnologia para a abordagem CTS: desafios a partir dos resultados PIERACTS. Revista Interacções, 11(34), 201–221. https://doi.org/10.25755/int.6930
Strieder, R. B. (2008). Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de Articulação (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Repositório Institucional USP. https://doi.org/10.11606/D.81.2008.tde-01072013-135158
Strieder, R. B., & Kawamura, M. R. D. (2017). Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 10(1), 27–56. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27
Viecheneski, J. P., Lorenzetti, L., & Carletto, M. R. (2012). Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME, 7(3), 853–876. https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Izabele Gomes, Fabiana R. G. e Silva Hussein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.