(Des)Equilibrios en la Formación Docente en un Programa de Posgrado en Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u435461

Palabras clave:

estudiantes de posgrado, formación pedagógica, enseñanza superior, docencia

Resumen

La formación docente para la enseñanza superior está prevista por ley para llevarse a cabo preferentemente en los cursos de maestría y doctorado. Sin embargo, en estos espacios, la prioridad suele ser la formación de investigadores. Este artículo analiza los (des)equilibrios y contradicciones en la formación docente dentro de un Programa de Posgrado en Química desde la perspectiva de estudiantes y docentes. Para ello, se aplicó un cuestionario en línea, obteniendo 20 respuestas (mitad de estudiantes de posgrado y mitad de profesores). El análisis, basado en el Análisis Textual Discursivo, reveló discrepancias entre los objetivos declarados del programa y su implementación en la formación docente, un (des)equilibrio entre la formación pedagógica y la formación para la investigación, la ausencia de docentes especializados en Educación en Química y fragilidades en la fundamentación pedagógica. Además, se identificó que la búsqueda de una mejor calificación del programa, así como la percepción de la baja importancia de la formación pedagógica por parte del cuerpo docente, podrían estar influyendo en sus directrices formativas. La investigación destaca la necesidad de repensar los planes de estudio de los programas de posgrado en Química, incorporando espacios formativos alineados con sus objetivos y promoviendo una formación docente crítica y reflexiva.

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Biografía del autor/a

  • Guilherme Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

    Atualmente mestrando em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com graduação em Química pela mesma instituição em 2023. Experiência como tutor bolsista no programa "Café na Química" (2020-2023), residente bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020) e monitor remunerado (2017-2018). Foco de pesquisa atual é a formação docente na pós-graduação em Química; anteriormente envolveu-se em estudos sobre ensino de atomística, materiais didáticos para alunos com deficiência visual, mapas conceituais e cursos de nivelamento para graduandos.

  • Fábio Augusto do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Ciências, ênfase em Eletroquímica pela Universidade Federal de São Carlos (2005), possui mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001), graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica (1997) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é diretor do Instituto de Química (janeiro de 2021) e professor associado 4 da Universidade Federal de Uberlândia (março de 2010), atuando no ensino de Química para os cursos de Química Industrial/Licenciatura em Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, atuando no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental. É coordenador do Laboratório de Energia e Tratamento de Efluentes-LAETE-IQUFU. Tem experiência na área de fontes renováveis, com ênfase em síntese de coagulantes naturais a partir de resíduos agrícolas para aplicação no tratamento de efluente industrial e em eletroquímica, na área de armazenamento de energia, materiais compósitos e sensores eletroquímicos.

  • Anizio Marcio de Faria, Universidade Federal de Uberlândia

    Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa em 2001, Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa em 2003 e Doutor em Ciências, com área de concentração em Química, pela Universidade Estadual de Campinas em 2006. Pós-doutoramento em Química Analítica no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas no período de 2007-2008. Desde 2008 professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Atualmente é Professor Associado 3. Atua na área de Química Analítica, na subárea de Separações, na qual tem concentrado seus projetos no desenvolvimento das técnicas cromatográficas de análise, como a cromatografia líquida de alta eficiência e a cromatografia gasosa. Os trabalhos têm buscado o desenvolvimento das linhas de pesquisa Preparação de novos materiais (suportes cromatográficos, sorventes e fases estacionárias) para cromatografia; desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação multirresíduos de contaminantes orgânicos no ambiente e em alimentos, e; desenvolvimento de metodologias analíticas de determinação da qualidade de biocombustíveis. É também membro efetivo nº 24.746 da Sociedade Brasileira de Química e membro da Rede Mineira de Química.

  • Rafael Martins Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Adjunto A do Instituto de Química da Universidade Federal Uberlândia - Campus Santa Mônica. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia FACED/UFU (2022). Mestre em Química, com ênfase em Educação Química, pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia IQUFU (2013). Eu possuo graduação nos cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química pelo IQUFU (2010). Eu possuo graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura, pela Universidade Pitágoras Unopar (2020). Eu fui bolsista, na graduação, de Iniciação Científica do CNPq (2007-2010) no IQUFU e; eu fui bolsista, na pós-graduação, de doutorado pela Capes (2018-2021) na FACED/UFU. Participo do grupo de pesquisa Gepae Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, desde 2014. Tenho dedicado meus estudos no campo da Educação e, em particular, à Educação Química na linha de Saberes e Práticas Educativas. Atuo nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Formação Docente; organização do trabalho pedagógico; relações entre as aprendizagens, avaliação e ensinagens; práxis e práticas pedagógicas; Avaliação educacional, com ênfase na avaliação formativa.

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Publicado

2025-07-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

(Des)Equilibrios en la Formación Docente en un Programa de Posgrado en Química. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e58370, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u435461