Alfabetização Científica em Contextos Formais e Não Formais: Convergências e Ampliações Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u595617Palavras-chave:
Educação em Ciências, transformação social, indicadores de alfabetização científica, espaços formais, espaços não formaisResumo
A Alfabetização Científica tem se consolidado como objetivo central no Ensino de Ciências, podendo ser promovida em contextos formais e não formais de educação. Este artigo objetiva articular diferentes perspectivas de Alfabetização Científica nesses dois espaços, a fim de propor uma compreensão mais abrangente do conceito. Trata-se de um ensaio teórico que adota como referenciais, para os espaços formais, os Eixos Estruturantes, as Dimensões e as Premissas de Alfabetização Científica e, para os espaços não formais, os Indicadores de Alfabetização Científica. As reflexões foram orientadas pela identificação de pontos de convergência entre as perspectivas discutidas pelos autores. Os resultados indicam que os Indicadores aplicados aos contextos não formais introduzem elementos inovadores em comparação aos demais referenciais, especialmente ao enfatizar aspectos interativos e institucionais do processo de alfabetização. Esses elementos permitiram o desenvolvimento de uma nova perspectiva, ampliando conceitualmente a Alfabetização Científica em diferentes contextos educativos. Defendemos que a articulação dessas perspectivas teóricas contribui para a consolidação de uma proposta mais dialógica e contextualizada, com potencial para orientar futuras ações voltadas à efetivação dessas perspectivas no contexto da educação científica.
Downloads
Referências
Albuquerque, G. C. S. (2024). IV FECI-TOO - Feira de Ciências de Toledo como espaço de discussão a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — Unioeste. https://tede.unioeste.br/handle/tede/7117
Cerati, T. M. (2014). Educação em Jardins Botânicos na perspectiva da Alfabetização Científica: Análise de uma exposição e público (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-02042015-114915 DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-02042015-114915
Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, (22), 89–100. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
Colinvaux, D. (2005). Museus de ciências e psicologia: interatividade, experimentação e contexto. História, Ciências, Saúde, 12, 79–91. https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400005
Fourez, G. (2003). Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), 109–123. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/542
Freire, P. (2014). Educação e Mudança. Paz e Terra.
Leite, R. F. (2015). Dimensões da Alfabetização Científica na formação inicial de professores de química (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná) Repositório institucional da Universidade Estadual de Maringá. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4529
Leite, R. F., & Rodrigues, M. A. (2018). Aspectos sócio-científicos e a questão ambiental: uma dimensão da Alfabetização Científica na formação de professores de Química. REnCiMa, 9(3), 38–53. https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1261 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1261
Lorenzetti, L. (2021). A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. P. Alves Filho (Orgs.), Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamento e práticas (pp. 47–72). Livraria da Física.
Lorenzetti, L. (2023). Promovendo a Alfabetização Científica e Tecnológica no Contexto Escolar. Educação por Escrito, 14(1), 1–14. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45045
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 45–61. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104
Marandino, M., Norberto Rocha, J., Cerati, T. M., Scalfi, G., Oliveira, D., & Lourenço, M. F. (2018). Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de Alfabetização Científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. JCMAL, 1(1), 1-24. https://doi.org/10.22323/3.01010203 DOI: https://doi.org/10.22323/3.01010203
Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização Científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, 1–19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201712170831 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170831
Milaré, T., & Richetti, G. P. (2021). História e compreensões da Alfabetização Científica e Tecnológica. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. P. Alves Filho (Orgs.), Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamento e práticas. (pp. 19–45). Livraria da Física.
Mingues, E. (2014). O museu vai à praia: uma análise de uma ação educativa à luz da Alfabetização Científica (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-08122014-130944 DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-08122014-130944
Mosquera, J. (2014). La exposición “cuerpo relaciones vitales” del Parque Explora-Medellín: evaluación desde la perspectiva de la alfabetización científica [Dissertação de Mestrado]. Universidad Internacional de Andalucía, Universidad de Huelva, Huelva, Spain.
Norberto Rocha, J. (2018). Museus e centros de ciências itinerantes: análises das exposições na perspectiva da Alfabetização Científica (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-03122018-122740 DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-03122018-122740
Oliveira, B. J., Campos, V. S., Reis, D. D., & Lommez, R. (2015). O fetiche da interatividade em dispositivos museais: eficácia ou frustração na difusão do conhecimento científico. Revista Museologia e Patrimônio, 7(1), 21–32. https://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/273
Oliveira, D. (2016). Biodiversidade em políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: caracterização e perspectivas na integração do fomento à divulgação e educação em ciências [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande
Praia, J., Gil-Pérez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da Natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação (Bauru), 13(2), 141–156. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001
Rodrigues, J. (2017). Estudando a alfabetização científica por meio de visita roteirizada a uma exposição no jardim botânico (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-05042017-150836 DOI: https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-05042017-150836
Rosa, C. T. W., & Amaral, L. C. Z. (2021). Formação cidadã no Ensino de Ciências: diálogo com a ACT. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. P. Alves Filho (Orgs.), Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamento e práticas. (pp. 95–110). Livraria da Física.
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333–352. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246
Scalfi, G., & Marandino, M. (2021). A experiência de crianças em visita familiar a museus de ciências: implicações da pesquisa no processo de alfabetização científica. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. P. Alves Filho (Orgs.), Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamento e práticas (pp. 147-164). Livraria da Física.
Silva, M. B., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização Científica e Domínios do Conhecimento Científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 23, 1–20. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129
Suart, R. C., & Marcondes, M. E. R. (2018). O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de Química visando o ensino por investigação e promoção da Alfabetização Científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 1–28. https://doi.org/10.1590/1983-21172018200106 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172018200106
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gean Carlos de Souza Albuquerque, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
