A Tecnociência e o Racismo Ambiental: Como se Entrelaçam no Âmbito da Educação Científica e Tecnológica no Cenário Latino-Americano?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u819845

Palavras-chave:

educação científica e tecnológica, racismo ambiental, tecnociência

Resumo

A presente pesquisa visa investigar em que medida as pesquisas relacionam tecnociência, no âmbito da Educação Científica e Tecnológica, com o racismo ambiental, no contexto da América Latina. Metodologicamente, realizamos um levantamento bibliográfico na base de dados Redalyc e Scielo, no período de 2002 a 2024. Para analisar os trabalhos identificados, recorremos a ATD, em que emergiram duas categorias: (i) A tecnociência hegemônica e possíveis desdobramentos no racismo ambiental na América Latina; (ii) A Educação Científica e Tecnológica evidenciando a tecnociência hegemônica e seus desdobramentos no racismo ambiental na América Latina. Dentre os resultados, evidenciamos a necessidade de discutir sobre a relação da tecnociência com o racismo ambiental, no âmbito da Educação Científica Tecnológica, na América Latina, a fim de formar sujeitos críticos e superar essa problemática.

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Biografia do Autor

  • Fabiana dos Santos Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2019), Mestrado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2022). Ainda possui Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2021) e Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2019). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede Estadual de Educação da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil da UESC. Tem experiência na docência do ensino superior, Experiência como tutora na educação à distância do ensino superior e na formação de educadores. Participou do Projeto Técnico de Pesquisa O Fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a Gestão Democrática e para a Qualidade da Educação" CECAMPE NORDESTE FNDE/CGAME E UFPB.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Tecnociência e o Racismo Ambiental: Como se Entrelaçam no Âmbito da Educação Científica e Tecnológica no Cenário Latino-Americano?. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e59761, 1-27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u819845